terça-feira, 10 de junho de 2014

NOTÍCIA DE JORNAL: GREVE DO METRÔ- EJA- ATIVIDADE LEITURA E INTERPRETAÇÃO


NOME_____________________________________________DATA_________

ATIVIDADE DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

LEIA A NOTÍCIA COM ATENÇÃO:

Com greve suspensa, Metrô de SP funciona normalmente nesta terça
Metroviários suspenderam paralisação até esta quarta-feira (11).
Movimento foi considerado abusivo, e 42 funcionários foram demitidos.
Após os metroviários de São Paulo suspenderem, pelo menos até esta quarta-feira (11), a greve que já durava cinco dias – a mais longa da história do Metrô –, a empresa informou que a operação de todas as linhas foi normalizada desde as 4h40 desta terça-feira (10), horário normal de abertura das estações.
Na estação Tatuapé, na Linha 3-Vermelha, cerca de 120 pessoas aguardavam a abertura dos portões. O carpinteiro João Paulo Soares, de 26 anos, voltou animado ao trabalho nesta terça, após ter faltado nos cinco dias da greve. "Perdi R$ 1 mil", contabilizou. "Agora é recuperar o tempo perdido. Essa paralisação só me prejudicou", disse o rapaz, que pega o metrô no Tatuapé, desce na estação Palmeiras-Barra Funda e depois enfrenta 2 horas de ônibus até a Brasilândia.
O manobrista Reginaldo José da Silva, de 29 anos, só conseguiu trabalhar em três dos cinco dias de paralisação. Ele contou ao G1 que deixou de ganhar R$ 140. "Vai faltar dinheiro no final do mês", lamentou. Silva depende do Metrô para se locomover entre Guaianazes e a Consolação . "Levo 1 hora usando o metrô. Em qualquer outro transporte, são quase 2 horas. Mas, por dois dias, nem consegui entrar em um ônibus", afirmou.
A decisão dos metroviários de suspender a greve ocorreu após o movimento ter sido considerado "abusivo" pela Justiça do Trabalho e 42 funcionários terem sido demitidos pelo governo do estado.
A greve será reavaliada em assembleia às 18h30 desta quarta-feira, véspera do jogo de abertura da Copa do Mundo em São Paulo. Os sindicalistas devem discutir se retomam a greve caso não consigam negociar o cancelamento das demissões.
Atualizado em 10/06/2014     10h24                                                                                     

INTERPRETAÇÃO DA NOTÍCIA

1.QUAL A MANCHETE DA NOTÍCIA?
___________________________________________________________________________________________________________
2. DE ONDE FOI TIRADA ESSA NOTÍCIA?
_______________________________________________________________________________________________________________
3. QUAL O ASSUNTO DA NOTÍCIA?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4.QUAL O MOTIVO DA SUSPENSÃO DA GREVE?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. QUAL SUA OPINIÃO SOBRE GREVE?      EM PARTICULAR SOBRE A GREVE DO METRÔ?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________