sábado, 26 de abril de 2014

PROJETO: JANELA PARA O MUNDO - EJA


PERÍODO: MARÇO DE 2014 A JUNHO DE 2014
TURMAS:  ALFABETIZAÇÃO E PÓS ALFABETIZAÇÃO

JUSTIFICATIVA:
                Como a preocupação de construir cidadãos conscientes e atuantes na sociedade, acreditamos que o ensino deve estar calcado no pleno desenvolvimento da cidadania, este projeto tem por finalidade valorizar o aluno e seus conhecimentos e acreditando que a cidadania deve ser vivenciada, refletida e construída paulatinamente realizamos uma pesquisa junto aos alunos e apuramos como situação limite neste semestre a exigência das empresas para que estes voltem a estudar e adquiram assim,  um cargo melhor na empresa ou que possam mudar de emprego, “...se não frequentar a escola o patrão põe a gente na rua...”, “...preciso estudar para mudar de profissão e arrumar um emprego melhor, trabalho muito, acordo cedo demais e estou muito cansado, só com estudo eu posso arranjar outro trabalho...” Assim sendo, a responsabilidade da escola é de respaldar os educandos em suas necessidades formativas, para tanto aprofundaremos esse trabalho tendo como objeto de estudo o material didático fornecido aos alunos da eja, a coleção viver e aprender primeiro segmento do ensino fundamental, volumes 1, 2 e 3 do eixo mundo do trabalho.
Terá duração de 01 de Março a 30 de Junho, irá contemplar alguns eixos-temáticos da EJA como: Linguagem Escrita e Oral, Linguagem Matemática, Linguagem Corporal, Linguagem Tecnológica e Cultura e Trabalho promovendo a interdisciplinaridade aos assuntos voltados para o tema trabalho e emprego.

OBJETIVOS:

LINGUAGEM ORAL
 - tema: interação e diálogo
- Leitura de textos variados, incluindo noticias de jornais, reportagens e pesquisas sobre o mundo do trabalho, o trabalhador brasileiro e as diferenças de trabalhador, funcionário e operário;
- Interpretar oralmente textos diversos;
- Posicionar-se perante os fatos abordados;
- expor opiniões dos assuntos relacionados a trabalho e emprego.
- Diferenciar trabalho formal X informal;

 LINGUAGEM ESCRITA:  
 Tema: - função social da escrita
                 - acesso a informação                 
- interpretar por escrito os textos lidos;
- Ordenar palavras alfabeticamente;
- Produzir listas de empregos atuais e extintos;
- Produzir anúncios de classificados de empregos;
- Produzir textos de opinião.

LINGUAGEM MATEMÁTICA
Tema: matemática do cotidiano
- identificar os valores gastos nas contas de água e luz ( kw/h e metros cúbicos)
- Calcular horas e minutos;
- Calcular o dobro e o triplo, tendo como base o salário mínimo;
- Desenvolver a habilidade de leitura e interpretação de gráficos de setores ou pizza e tabelas;
- Escrever por extenso valor monetário;
- Produzir coletivamente ou individualmente situação problemas envolvendo valores monetários;
- Analisar os resultados obtidos;

LINGUAGEM CORPORAL
Tema: corporeidade
- produção de artefatos de artesanato para comercializar, com o auxilio da educadora popular Ivone;
- atividade física laboral;

CULTURA E MUNDO DO TRABALHO
Tema: a opressão cultural (direito e gêneros)
           - segurança no trabalho
          - formas de trabalho                          
-Refletir as diferenças relacionadas sobre o trabalho formal e informal;
- Conhecer a importância de documentos pessoais CTPS e CPF para o trabalhador;
- Conhecer os EPI (equipamentos de proteção individual) e sua importância;
- Discutir sobre os novos papéis sociais dos homens.

LINGUAGEM TECNOLÓGICA
Tema: hipertextualidade
- Pesquisar na internet: currículos vitae e exemplos de fichas cadastrais;
- produzir currículo vitae;
- preencher ficha cadastral

MEIO AMBIENTE
Tema:- saúde e qualidade de vida
           - reciclagem
- desenvolver atitudes responsáveis em relação aos cuidados com o meio em que vivemos, evitando desperdício e usando materiais recicláveis;
- Conhecer os alimentos que compõem a pirâmide alimentar;
- Perceber a importância de ingerir alimentos saudáveis aliados a prática de atividade física.

MEMORIA E TERRITORIALIDADE
Tema: desigualdade social
-  Discutir sobre as igualdades no trabalho de homens e mulheres;
- analisar o perfil dos desempregados.

 ARTEFATOS A SEREM CONFECCIONADOS PARA COMERCIALIZAR:

- Panos de pratos
- chaveiros
-pintura em tecidos
-caixinhas decoradas
- toalhas de lavabo
- camisetas
- bijuterias
- sacolas eco bag
- peso de porta
- étamine

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES A SEREM DADAS NAS OFICINAS

FEVEREIRO
10- Chaveiro com pedrarias – linha, pedrarias de bijuterias, miçangas, pingente;
17-  Pano de prato e toalhas de lavabo com acabamento em pedrarias – tecido, toalha de lavabo, pedrarias, cola de artesanato, cola glitter.
24-  Toalha de lavabo com aplique – toalha, papel termocolante, tecido estampado, linha de meada, agulha de costura, linha de crochê, agulha de crochê.
MARÇO
10-  Toalha de lavabo com aplique -  continuação do trabalho
17 – Produção de arte postal;
24Caixinha com patchwork embutido -  caixinha de madeira, eva de 4 mm, cola cascorez extra, retalhos de algodão diversos, estilete , desmanchador de costura, estilete de precisão.
31 –  Caixinha com patchwork embutido - continuação e finalização do trabalho.
ABRIL
7- Colar e pulseira em pedrarias – fio encerado, pedrarias, fecho de acabamento.
14-  Pote de sorvete decorado – tecido de algodão, cianinha, cola branca, cola quente, lixa 180, feltro, pedrarias, enchimento (plumante),
28-POTE DE SORVETE DECORADO- continuação e finalização do trabalho
MAIO
5- Sacolas eco bag com aplique- sacola em algodão, papel termocolante, tecido estampado, linha de meada, agulha de costura.
12 –sacola eco bag com aplique -  continuação e finalização do trabalho
19 – Camiseta com a bandeira do Brasil – camiseta, pedrarias, lantejoulas, cola de artesanato (decoupagem), linha, agulha.
26 –  camiseta com a bandeira do Brasil - continuação e finalização do trabalho
JUNHO
02 – Peso de porta em formato de sofá –  caixa de leite vazia e lavada, areia, tecido de algodão, plumante, linha e agulha, cola quente.
09 – Panos de prato pintado à mão livre - pano de prato, tinta de tecido, pincel, carbono,
16 – Panos de prato pintado a mão livre - continuação e finalização do trabalho.
23 – Étamine – pano de fogão – tecido, papel termocolante, tecido de algodão, linha, agulha, linha de crochê, agulha de crochê.
30 – Étamine – pano de fogão -  continuação e finalização do trabalho.

 CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

MÊS DE ABRIL
01 –  Textos sobre trabalho e emprego
08 –  Trabalho formal e informal
15 – Classificados de empregos - jornal
22 – Situações problemas (contas de água e luz)
29 – Situações problemas (horas, minutos, dobro e triplo)

MÊS DE MAIO
06 – Atividades envolvendo gráficos e tabelas
13 – Atividades com a CTPS E O CPF
20 – EPI – equipamentos de proteção individual
27 – Novos papéis sociais dos homens

MÊS DE JUNHO
02 – currículo e ficha de cadastro
09 – Cuidados com o meio – desperdício e reciclagem
16 – Alimentos da pirâmide e alimentos saudáveis
23 – Igualdades no trabalho de homens e mulheres
30 – Perfil dos desempregados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além de sua visita, quero saber sua opinião!