ATIVIDADES
DE GRAMÁTICA- uso do dicionário
1. Coloque as palavras de
cada grupo em ordem alfabética:
I. livro dado rua Carlos violão
______________________________________________
II. baleia ilha Marcelo peteca unha
________________________________________________
III. salada xarope escova Fábio galo
________________________________________________
IV. zebra Thales amarelo quiabo navio
________________________________________________
V. panela pipoca pudim pente pomada
________________________________________________
VI. clero clone classe clima clube
_________________________________________________
2. Em cada grupo de palavras, há uma que não está corretamente colocada na ordem alfabética. Faça um x na correta:
2. Em cada grupo de palavras, há uma que não está corretamente colocada na ordem alfabética. Faça um x na correta:
a. elefante – fazenda – jardim – grama – herói – infantil
b. loja – mercadoria – restaurante – teatro – cinema – urso
3. Escreva V para verdadeiro ou F para falso:
3. Escreva V para verdadeiro ou F para falso:
No
dicionário:
a. Disfarce vem depois de
distraído. ( )
b. Pastel vem antes de pássaro. (
)
c. Grade vem depois de grande. (
)
d. Pedreiro vem depois de pedra. (
)
4. Assinale as palavras que se encaixam entre leilão e lente:
( ) lei ( ) lençol
( ) lento ( ) leque ( ) ler ( ) leite ( ) lenda ( ) lenha ( ) lembrar ( ) leve
E.M.E.B.PROFº
JOSÉ GETÚLIO ESCOBAR BUENO
NOME______________________________DATA_______
ATIVIDADES
DE GRAMÁTICA- uso do dicionário
1. João estava em dúvida quanto à grafia da palavra “caridosa”. Não se lembrava se escrevia com “s” ou “z”. Decidiu procurar no dicionário, mas não encontrou. Explique por que ele não a encontrou.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Os exercícios abaixo se referem à variedade de significações que uma palavra pode ter. Use o dicionário para realizá-los.
2. Observe os significados da palavra planta e depois numere a segunda coluna de acordo com a primeira.
Os exercícios abaixo se referem à variedade de significações que uma palavra pode ter. Use o dicionário para realizá-los.
2. Observe os significados da palavra planta e depois numere a segunda coluna de acordo com a primeira.
a. O prego entrou na planta do meu pé.
b. D.Joana rega a planta
todo dia.
c. A planta da casa
foi feita pelo engenheiro.
d. O homem planta a
árvore no quintal.
e. A menina
planta-se na porta esperando o namorado.
|
( ) vegetal
( )plano detalhado de imóvel
( )
coloca-se
( )
parte do pé que assenta
no chão
( )
fincar na terra
|
3. Observe os significados da palavra bater e depois numere a segunda coluna de acordo com a primeira.
a. Frederico bateu
as botas.
b. De manhã, o menino
batia o queixo.
c. O sol bate nesta
sala.
d. A mulher bateu
toda a roupa.
|
( ) lavar dando pancadas
( ) iluminar
( ) morrer
( ) tremer
|
4. Coloque as palavras na ordem
alfabética:
Galinha -
rinoceronte - girafa
- rato -
camundongo - sapo – rã.
____________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Além de sua visita, quero saber sua opinião!