quinta-feira, 18 de julho de 2013

Atividade de gramática- uso do dicionário

   
       ATIVIDADES DE GRAMÁTICA- uso do dicionário

1. Coloque as palavras de cada grupo em ordem alfabética:
I.     livro   dado   rua  Carlos   violão
 ______________________________________________

II.   baleia   ilha   Marcelo   peteca   unha
________________________________________________

III.  salada   xarope   escova   Fábio   galo
________________________________________________

IV.   zebra   Thales   amarelo   quiabo   navio
________________________________________________

V.    panela   pipoca   pudim   pente   pomada
________________________________________________

VI.   clero   clone   classe   clima   clube
_________________________________________________

2. Em cada grupo de palavras, há uma que não está corretamente colocada na ordem alfabética. Faça um x na correta:

a. elefante – fazenda – jardim – grama – herói – infantil

b. loja – mercadoria – restaurante – teatro – cinema – urso

3. Escreva V para verdadeiro ou F para falso:
 No dicionário:   
 a. Disfarce vem depois de distraído. (   )
 b. Pastel vem antes de pássaro. (    )
 c. Grade vem depois de grande. (    )
d. Pedreiro vem depois de pedra. (   )

4. Assinale as palavras que se encaixam entre leilão e lente:

( ) lei ( ) lençol ( ) lento ( ) leque ( ) ler ( ) leite ( ) lenda ( ) lenha ( ) lembrar ( ) leve

       E.M.E.B.PROFº JOSÉ GETÚLIO ESCOBAR BUENO
NOME______________________________DATA_______
      
       ATIVIDADES DE GRAMÁTICA- uso do dicionário

1. João estava em dúvida quanto à grafia da palavra “caridosa”. Não se lembrava  se escrevia com “s” ou “z”. Decidiu procurar no dicionário, mas não encontrou. Explique por que ele não a encontrou.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Os exercícios abaixo se referem à variedade de significações que uma palavra pode ter. Use o dicionário para realizá-los.

2. Observe os significados da palavra planta e depois numere a segunda coluna de acordo com a primeira.

a. O prego entrou na planta do meu pé.     
b. D.Joana rega a planta todo dia. 
 c. A planta da casa foi feita pelo engenheiro.
d. O homem planta a árvore no quintal.
 e. A menina planta-se na porta esperando o namorado.
      (   ) vegetal 
     (   )plano detalhado de imóvel
 (   ) coloca-se
 (   ) parte do pé que assenta
      no chão
 (   ) fincar na terra

3. Observe os significados da palavra bater e depois numere a segunda coluna de acordo com a primeira.

 a. Frederico bateu as botas.
 b. De manhã, o menino batia o queixo.
 c. O sol bate nesta sala.
 d. A mulher bateu toda a roupa.
(    ) lavar dando pancadas
(    ) iluminar
(    ) morrer
(    ) tremer

4. Coloque as palavras na ordem alfabética:

Galinha  -    rinoceronte   -   girafa   -    rato  -   camundongo   -  sapo – rã.


____________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além de sua visita, quero saber sua opinião!