Projeto: “Água: Economizar para não faltar”
Público Alvo
• Alunos do Ensino Fundamental I
Período: 1 semestre
JUSTIFICATIVA:
O presente projeto
surgiu pela necessidade de preservação e cuidados com a água, mediante a sua
escassez provocada pelo aquecimento global, desperdício, falta de manutenção
nas redes de fornecimento da água além de visar e proporcionar aos alunos uma
grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que os mesmos
possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água e a sua
conservação, desenvolvendo atitudes e valores voltados a sua proteção e
conservação.
Objetivo Geral
Contribuir para a formação de
alunos, críticos, reflexivos, participativos e atuantes em sociedade, ou seja,
verdadeiros cidadãos, mostrando a importância de sua participação na
preservação e conservação dos recursos naturais, conscientizando-os na busca por
melhor qualidade de vida.
Objetivos
específicos
• Conscientizar os alunos para que possam
perceber que a água não deve ser desperdiçada nem poluída;
• Mobilizar os alunos para desenvolverem ações
pertinentes à preservação da água;
• Sensibilizar os alunos para a importância da
água através de discussões e reflexões;
• Compreender que a água é condição essencial
de vida de todo animal, vegetal e ser humano;
• Levar os alunos a entenderem que o futuro do
nosso planeta depende da preservação da água;
• Reconhecer que a qualidade de vida está
ligada às condições de higiene e saneamento básico, qualidade do ar e um
ambiente limpo.
Metodologia
• Linguagem oral e escrita: Leitura de textos, histórias, parlendas e
adivinhas que falem sobre o assunto; Produção individual e coletiva de textos e
redações, paródias, músicas, poesias, histórias em quadrinhos, seminários;
Cruzadinhas e caça-palavras; Atividades diversificadas envolvendo a escrita de
palavras significativas sobre o assunto estudado, rodas de conversas, pesquisas
com os familiares, tabulação das pesquisas, discussões de propostas para
economizar água, confecção de cartazes para colocar na escola e comunidade.
• Matemática: Situações-problema envolvendo a conta de água,
leitura e interpretação de gráficos e tabelas, tabulação das pesquisas
realizadas em casa, sistematização das 4 operações em situações cotidianas que
envolvem o desperdício de água.
• Geografia:
Conversa sobre o desperdício da água nas
diversas situações cotidianas, sobre o aquecimento global, suas causas e
consequências, a importância de preservar nascentes, rios e riachos e não
poluir ou desmatar.
•Ciências
- Estudo do
ciclo da água; Pesquisa de figuras que
mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída e as doenças que
podem causar se ingerida, experiências de filtragem da água ( areia, pedriscos,
carvão, etc), pesquisas na internet, vídeos sobre o ciclo da água e suas
transformações.
• Visita a
Represa Billings no Riacho Grande.
• Arte: •
Desenho livre e de observação; Recorte e colagem; confecção de cartazes e panfletos,
ensaio para apresentação de danças e recitação de poesias e paródias feitas
pelos alunos.
Recursos
• Utilizaremos
uma grande variedade de materiais, atividades, pesquisa na internet, vídeos,
etc para a realização do projeto assim como: revistas, jornais, livros,
passeios, cola, tesoura, papel cartão, chamex, cartolina, TNT, gravuras, xérox
, lápis de cor, giz de cera, pincel atômico, isopor e etc. Além da sala de
informática para coleta de informações e os nets.
Avaliação
A
avaliação do projeto se dará através da observação das ações e dos resultados
alcançados e da conscientização dos alunos da importância da água em nossas
vidas, sabendo que sem a mesma ficará impossível sobreviver, tornando-os mais
críticos e principalmente fiscais do uso correto da água em suas casas, escola,
em sua comunidade, assim estaremos contribuindo para sua preservação. A
avaliação será contínua, processual e somatória de acordo com o desenvolvimento
do projeto.
PRODUTO FINAL:
- Convidar a comunidade ( familiares e todos os alunos da escola) para
assistir apresentação de músicas, paródias e danças para evidenciar a
importância da preservação da água, no fechamento do semestre letivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Além de sua visita, quero saber sua opinião!