quinta-feira, 16 de outubro de 2014

PROJETO SOBRE A ÁGUA

Projeto: “Água: Economizar para não faltar”
 Público Alvo • Alunos do Ensino Fundamental I 
Período: 1 semestre
 JUSTIFICATIVA:
O presente projeto surgiu pela necessidade de preservação e cuidados com a água, mediante a sua escassez provocada pelo aquecimento global, desperdício, falta de manutenção nas redes de fornecimento da água além de visar e proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que os mesmos possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água e a sua conservação, desenvolvendo atitudes e valores voltados a sua proteção e conservação.
 Objetivo Geral

 Contribuir para a formação de alunos, críticos, reflexivos, participativos e atuantes em sociedade, ou seja, verdadeiros cidadãos, mostrando a importância de sua participação na preservação e conservação dos recursos naturais, conscientizando-os na busca por melhor qualidade de vida.

Objetivos específicos

 • Conscientizar os alunos para que possam perceber que a água não deve ser desperdiçada nem poluída;
 • Mobilizar os alunos para desenvolverem ações pertinentes à preservação da água;
 • Sensibilizar os alunos para a importância da água através de discussões e reflexões;
 • Compreender que a água é condição essencial de vida de todo animal, vegetal e ser humano;
 • Levar os alunos a entenderem que o futuro do nosso planeta depende da preservação da água;
 • Reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, qualidade do ar e um ambiente limpo.

 Metodologia
 • Linguagem oral e escrita:  Leitura de textos, histórias, parlendas e adivinhas que falem sobre o assunto; Produção individual e coletiva de textos e redações, paródias, músicas, poesias, histórias em quadrinhos, seminários; Cruzadinhas e caça-palavras; Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado, rodas de conversas, pesquisas com os familiares, tabulação das pesquisas, discussões de propostas para economizar água, confecção de cartazes para colocar na escola e comunidade.
  • Matemática:  Situações-problema envolvendo a conta de água, leitura e interpretação de gráficos e tabelas, tabulação das pesquisas realizadas em casa, sistematização das 4 operações em situações cotidianas que envolvem o desperdício de água.
 • Geografia:  Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas, sobre o aquecimento global, suas causas e consequências, a importância de preservar nascentes, rios e riachos e não poluir ou desmatar.
 •Ciências
 - Estudo do ciclo da água;  Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída e as doenças que podem causar se ingerida, experiências de filtragem da água ( areia, pedriscos, carvão, etc), pesquisas na internet, vídeos sobre o ciclo da água e suas transformações.
 • Visita a Represa Billings no Riacho Grande.
 • Arte: • Desenho livre e de observação; Recorte e colagem; confecção de cartazes e panfletos, ensaio para apresentação de danças e recitação de poesias e paródias feitas pelos alunos.
 Recursos
 • Utilizaremos uma grande variedade de materiais, atividades, pesquisa na internet, vídeos, etc para a realização do projeto assim como: revistas, jornais, livros, passeios, cola, tesoura, papel cartão, chamex, cartolina, TNT, gravuras, xérox , lápis de cor, giz de cera, pincel atômico, isopor e etc. Além da sala de informática para coleta de informações e os nets.
  Avaliação
            A avaliação do projeto se dará através da observação das ações e dos resultados alcançados e da conscientização dos alunos da importância da água em nossas vidas, sabendo que sem a mesma ficará impossível sobreviver, tornando-os mais críticos e principalmente fiscais do uso correto da água em suas casas, escola, em sua comunidade, assim estaremos contribuindo para sua preservação. A avaliação será contínua, processual e somatória de acordo com o desenvolvimento do projeto.
PRODUTO FINAL:

- Convidar a comunidade ( familiares e todos os alunos da escola) para assistir apresentação de músicas, paródias e danças para evidenciar a importância da preservação da água, no fechamento do semestre letivo.