PROJETO HORTA: A
GALINHA RUIVA
Público Alvo – Destinado a alunos de Educação Infantil
Duração: O projeto se caracteriza por ser uma atividade de
plantio, observação e colheita prevista para um semestre letivo.
Justificativa:
Um número crescente de educadores
tem refletido e muitas vezes buscado cumprir o importante papel de desenvolver
o comprometimento das crianças com o cuidado do ambiente escolar: cuidado do
espaço externo e interno da sala ou da escola, cuidados com as relações humanas
que traduzem respeito e carinho consigo mesmo, com o outro e com o mundo. A
reflexão sobre o ambiente que nos cerca e o repensar de responsabilidades e atitudes
de cada um de nós. Iremos propor de forma lúdica por meio da história da
Galinha ruiva a importância do trabalho em equipe, da amizade e principalmente
do respeito ao próximo e ao ambiente que vive com a preparação da terra, a plantação,
o cultivo e a colheita seguida com o preparo de um delicioso bolo de milho para
a turma.
Objetivo Geral:
Sensibilizar e conscientizar as crianças de
que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste
planeta, assim como do trabalho em equipe para a realização de algo.
Objetivos Específicos:
- Despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta
e conhecimento do processo de germinação;
- Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas
utilizadas como alimentos;
- Conscientizar da importância de estar saboreando um
alimento saudável e nutritivo;
- Degustação do alimento semeado, cultivado e colhido;
- Criar, na escola, uma área verde produtiva pela qual,
todos se sintam responsáveis;
- Estimular os alunos a construírem seu próprio conhecimento
no contexto interdisciplinar;
- Contextualizar os conteúdos aos problemas da vida urbana;
- Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é
fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta.
- reutilização de objetos (garrafas pets)
- assistir vídeo: A Galinha
ruiva
- leitura, interpretação oral e gráfica da história da
Galinha Ruiva;
- rodas de conversas sobre as atitudes dos personagens da
história.
- criação coletiva de um espantalho.
- eleição de um nome para o espantalho.
-produção individual do seu espantalho
- cultivo em casa em potes de garrafas pets de sementes de
milho.
- importância de cuidar da horta regando e afofando a terra
quando preciso.
- paciência e observação.
Avaliação: Observação periódica do interesse das crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Além de sua visita, quero saber sua opinião!