terça-feira, 10 de setembro de 2013

TEXTO: ECONOMIA SOLIDÁRIA

NOME _____________________________________________DATA______
                                      LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

         ECONOMIA SOLIDÁRIA

         NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, AS MUDANÇAS SOCIOECONÔMICAS OCORRIDAS NO MUNDO LEVARAM AO AUMENTO DA INFORMALIDADE E DO TRABALHO PRECÁRIO. UMA SITUAÇÃO NA QUAL BOA PARTE DOS TRABALHADORES SE SUJEITA A QUALQUER OCUPAÇÃO PARA GARANTIR A SOBREVIVÊNCIA, MESMO QUE SEUS DIREITOS SOCIAIS NÃO SEJAM ATENDIDOS. NO ENTANTO, SURGIRAM OUTRAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO COMO ALTERNATIVA DE GERAÇÃO DE RENDA.
         A ECONOMIA SOLIDÁRIA É UMA DESSAS FORMAS, ALÉM DE SER UM INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL. É UM JEITO DIFERENTE DE PRODUZIR, COMPRAR, VENDER E TROCAR O QUE É NECESSÁRIO PARA VIVER, SEM QUE HAJA VANTAGEM PARA UM OU OUTRO LADO DA NEGOCIAÇÃO. AS ATIVIDADES DA ECONOMIA SOLIDÁRIA SE OPÕEM À EXPLORAÇÃO DO TRABALHO E DOS RECURSOS NATURAIS E PROMOVEM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, OU SEJA, O CRESCIMENTO ECONÔMICO EM HARMONIA COM A PROTEÇÃO DA NATUREZA.
         SÃO EXEMPLOS DE EMPREENDIMENTO ECONÔMICO SOLIDÁRIO: COOPERATIVAS, ASSOCIAÇÕES, GRUPOS DE PRODUÇÃO E CLUBES DE TROCAS QUE REALIZAM  ATIVIDADES DE PRODUÇÃO DE BENS, PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, FINANÇAS SOLIDÁRIAS, TROCAS, COMÉRCIO JUSTO E CONSUMO SOLIDÁRIO. ESSAS ORGANIZAÇÕES TÊM ALGUMAS CARACTERÍSTICAS EM COMUM. ENTRE ELAS O FATO DE SEREM EMPREENDIMENTOS COLETIVOS; DE TEREM ATIVIDADES PERMANENTES OU PRINCIPAIS QUE SÃO A RAZÃO DE SER DA ORGANIZAÇÃO; DE SEREM CONSTITUÍDAS POR TRABALHADORES URBANOS OU RURAIS QUE EXERCEM A GESTÃO DAS ATIVIDADES DE MANEIRA COLETIVA E DIVIDEM OS RESULTADOS; E DE PODEREM OU NÃO TER REGISTRO LEGAL (PREVALECENDO A EXISTÊNCIA REAL OU A VIDA REGULAR DA ORGANIZAÇÃO).
         A ECONOMIA SOLIDÁRIA GANHOU FORÇA NO BRASIL COM O APOIO DE INSTITUIÇÕES E ENTIDADES A INICIATIVAS ASSOCIATIVAS COMUNITÁRIAS E COM A CONSTITUIÇÃO DE COOPERATIVAS POPULARES, FEIRAS DE COOPERATIVISMO E REDES DE PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO. EM 2003, FOI CRIADO O FÓRUM BRASILEIRO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA (FBES) E HOJE HÁ FÓRUNS LOCAIS E REGIONAIS PARA DEBATER E PROMOVER O ASSUNTO. A ATIVIDADE GANHOU TAMBÉM O APOIO DE GOVERNOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS, O QUE LEVOU A UM AUMENTO NO NÚMERO DE PROGRAMAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA, COMO BANCOS DO POVO, CENTROS POPULARES DE COMERCIALIZAÇÃO E PROJETOS DE CAPACITAÇÃO.








INTERPRETAÇÃO ORAL E ESCRITA
  1  O QUE VOCÊ SABE SOBRE ECONOMIA SOLIDÁRIA?


2 2.   DÊ EXEMPLOS DE EMPREENDIMENTO ECONÔMICO SOLIDÁRIO



  3.O QUE É PRECISO PARA FORMAR UMA COOPERATIVA?



44.  QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além de sua visita, quero saber sua opinião!