PROJETO: INCLUSÃO DIGITAL NA EJA
Público Alvo:
alunos da EJA de alfa e pós- alfabetização
JUSTIFICATIVA:
Este
projeto tem como objetivo promover a inclusão social dos alunos da EJA, acreditando
na necessidade de utilizar as tecnologias da informação como instrumento de
construção e exercício da cidadania. Incluir digitalmente não é apenas
"alfabetizar" as pessoas em informática, mas proporcionar e ampliar sua
autonomia a partir do manuseio dos computadores, acreditando que, não apenas
devemos ensiná-las a usar o computador, mas utilizá-lo como ferramenta de
pesquisa e de suporte para sua promoção social e interação na sociedade,
visando ainda, a transformação social dos nossos alunos e alunas. O projeto
contemplará os eixos temáticos da Eja: linguagem oral e escrita, linguagem da
tecnologia da informação, linguagem corporal, memória e territorialidade, meio
ambiente e mundo do trabalho.
OBJETIVOS:
- Superar desafios e
resistências em relação ao uso do computador;
-Conscientizar sobre
a importância da informática no mundo contemporâneo;
- Enriquecer os
conhecimentos desenvolvidos em sala de aula;
- Explorar caminhos,
criar, experimentar possibilidades com a máquina, personagens e situações
presentes nela;
- Realizar pesquisas;
- Fotografar os alunos
individualmente, inserir e formatar no Power point;
- Entender e
pesquisar a formação do nome, sobrenome e seu significado;
- Preencher documento
de identidade (RG);
- Inserir pesquisas
realizadas, utilizando slides no Power point;
- Digitar sua biografia,
utilizando o Word e revisar;
- Pesquisar na
internet sobre sua terra de origem;
- Realizar filmagens
com uso da filmadora, sobre relatos de sua trajetória de vida.
- Entender as
necessidades do preenchimento de um currículo pessoal e sua elaboração;
- Preencher um
currículo pessoal;
- Entender a
necessidade de um cartão de visita e sua elaboração;
- Elaborar um cartão
de visita, no Power point;
- Entender a
diferença do @ e do W.W.W.;
- Criar uma conta de
email;
- Enviar currículos
pessoais por emails;
CONTEÚDOS:
-Exploração dos
recursos de programas de edição de textos (Word) e Power point;
-Revisão de textos
utilizando dos recursos (Word);
-Digitação e revisão
de textos biográficos;
-Preenchimento de
documentos e ficha de solicitação de emprego;
- Elaboração de
currículo;
-Reconhecer sua terra
de origem, através de mapas e pesquisas na internet;
- Pesquisa em sites
específicos atendendo as temáticas estudadas;
- Uso dos nets em
sala de aula;
- Pesquisar o
significado de seu nome;
- Tirar foto e
inserir no texto;
- Inserir slides no
power point e inserir as pesquisas feitas;
- Realizar um tour
pelo seu estado de origem e analisar as mudanças ocorridas e as paisagens mais
interessantes;
- inserir fotos de
sua cidade natal no Power point;
- Filmar a trajetória
de vida dos alunos;
- pesquisar o uso do
WWW. e do @;
- Fazer um email
pessoal e compartilhar com os colegas da sala;
- Produzir um cartão
de visita da atividade que realiza ou deseja realizar;
- Aprender comandos
para enviar currículos pessoais por email;
ETAPAS
E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS DAS ATIVIDADES MINISTRADAS AS QUARTAS FEIRAS NA AULA DE
INFORMÁTICA:
Mês
de Abril:
03-Aprender alguns
recursos do Power point e manusea-lo;
10-Tirar foto,
inserir, formatar e digitar em caixa de texto o nome completo no primeiro slide
do Power point e salvar;
17-Pesquisar a origem
do seu nome e significado e digitar no segundo slide do Power point e salvar;
24-Preencher o
documento de identidade (RG) terceiro slide;
Mês
de Maio:
8-Digitar relato de
vida no Word e revisar (quarto slide);
15-Realizar um tour
na cidade natal e inserir fotos da cidade de origem que mais aprecia no quinto
slide;
22-Filmar os relatos
dos alunos;
29-Entender os quesitos
necessários para confecção de um currículo e modelos por meio de pesquisas na
internet;
Mês
de Junho:
5- Elaborar e preencher
um currículo pessoal;
12-Entender as
peculiaridades que envolvem um cartão de visita e sua composição, pesquisar
modelos na internet e iniciar a criação;
19-Finalizar a
criação do cartão de visita;
26-Entender a
diferença e WWW. e @ e criar uma conta de email pessoal para envio do
currículo.
PRODUTO
FINAL:
Cada aluno receberá
um CD de todo trabalho pessoal realizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Além de sua visita, quero saber sua opinião!