terça-feira, 10 de setembro de 2013

Projeto Inclusão digital na EJA


PROJETO: INCLUSÃO DIGITAL NA EJA

Público Alvo: alunos da EJA de alfa e pós- alfabetização

JUSTIFICATIVA:

Este projeto tem como objetivo promover a inclusão social dos alunos da EJA, acreditando na necessidade de utilizar as tecnologias da informação como instrumento de construção e exercício da cidadania. Incluir digitalmente não é apenas "alfabetizar" as pessoas em informática, mas proporcionar e ampliar sua autonomia a partir do manuseio dos computadores, acreditando que, não apenas devemos ensiná-las a usar o computador, mas utilizá-lo como ferramenta de pesquisa e de suporte para sua promoção social e interação na sociedade, visando ainda, a transformação social dos nossos alunos e alunas. O projeto contemplará os eixos temáticos da Eja: linguagem oral e escrita, linguagem da tecnologia da informação, linguagem corporal, memória e territorialidade, meio ambiente e mundo do trabalho.

OBJETIVOS:

- Superar desafios e resistências em relação ao uso do computador;

-Conscientizar sobre a importância da informática no mundo contemporâneo;

- Enriquecer os conhecimentos desenvolvidos em sala de aula;

- Explorar caminhos, criar, experimentar possibilidades com a máquina, personagens e situações presentes nela;

- Realizar pesquisas;

- Fotografar os alunos individualmente, inserir e formatar no Power point;

- Entender e pesquisar a formação do nome, sobrenome e seu significado;

- Preencher documento de identidade (RG);

- Inserir pesquisas realizadas, utilizando slides no Power point;

- Digitar sua biografia, utilizando o Word e revisar;

- Pesquisar na internet sobre sua terra de origem;

- Realizar filmagens com uso da filmadora, sobre relatos de sua trajetória de vida.

- Entender as necessidades do preenchimento de um currículo pessoal e sua elaboração;

- Preencher um currículo pessoal;

- Entender a necessidade de um cartão de visita e sua elaboração;

- Elaborar um cartão de visita, no Power point;

- Entender a diferença do @ e do W.W.W.;

- Criar uma conta de email;

- Enviar currículos pessoais por emails;

CONTEÚDOS:

-Exploração dos recursos de programas de edição de textos (Word) e Power point;

-Revisão de textos utilizando dos recursos (Word);

-Digitação e revisão de textos biográficos;

-Preenchimento de documentos e ficha de solicitação de emprego;

- Elaboração de currículo;

-Reconhecer sua terra de origem, através de mapas e pesquisas na internet;

- Pesquisa em sites específicos atendendo as temáticas estudadas;

- Uso dos nets em sala de aula;

- Pesquisar o significado de seu nome;

- Tirar foto e inserir no texto;

- Inserir slides no power point e inserir as pesquisas feitas;

- Realizar um tour pelo seu estado de origem e analisar as mudanças ocorridas e as paisagens mais interessantes;

- inserir fotos de sua cidade natal no Power point;

- Filmar a trajetória de vida dos alunos;

- pesquisar o uso do WWW. e do @;

- Fazer um email pessoal e compartilhar com os colegas da sala;

- Produzir um cartão de visita da atividade que realiza ou deseja realizar;

- Aprender comandos para enviar currículos pessoais por email;

ETAPAS E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS DAS ATIVIDADES MINISTRADAS AS QUARTAS FEIRAS NA AULA DE INFORMÁTICA:

Mês de Abril:

03-Aprender alguns recursos do Power point e manusea-lo;

10-Tirar foto, inserir, formatar e digitar em caixa de texto o nome completo no primeiro slide do Power point e salvar;

17-Pesquisar a origem do seu nome e significado e digitar no segundo slide do Power point e salvar;

24-Preencher o documento de identidade (RG) terceiro slide;

Mês de Maio:

8-Digitar relato de vida no Word e revisar (quarto slide);

15-Realizar um tour na cidade natal e inserir fotos da cidade de origem que mais aprecia no quinto slide;

22-Filmar os relatos dos alunos;

29-Entender os quesitos necessários para confecção de um currículo e modelos por meio de pesquisas na internet;

Mês de Junho:

5- Elaborar e preencher um currículo pessoal;

12-Entender as peculiaridades que envolvem um cartão de visita e sua composição, pesquisar modelos na internet e iniciar a criação;

19-Finalizar a criação do cartão de visita;

26-Entender a diferença e WWW. e @ e criar uma conta de email pessoal para envio do currículo.

PRODUTO FINAL:

Cada aluno receberá um CD de todo trabalho pessoal realizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além de sua visita, quero saber sua opinião!