quinta-feira, 18 de julho de 2013

Atividade de Gramática- Pronomes


                ATIVIDADE DE GRAMÁTICA- PRONOMES

1. Troque a palavra destacada por uma abaixo:
 ele - elas - nós - eles
a) Júlio não quer mais um irmão menor. _________________________________________________________
b) Eu e Lúcia temos quatro irmãos. 
 ________________________________________________________
c) Juliano, Paulo e Afonso foram ao parque. ________________________________________________________
d) As meninas vieram ver o bebê. ________________________________________________________

2.     Complete as frases com uma das palavras: eu - tu - eles – nós
a)     ___________________ vão se comportar melhor.
b)    ___________________ jogamos todo o campeonato.
c)     ___________________ vieste saber da mudança?
d)    ___________________ não quero brincar com vocês.

3. Passe as frases para o plural, observando as palavras destacadas:
a)  Ela é minha amiga. _____________________________________
b)  Eu estudo na parte da manhã. ___________________________
c)  Ele esqueceu a caneta na escola.  _________________________

4. Sublinhe os pronomes pessoais do caso reto das frases abaixo e indique a pessoa gramatical, conforme modelo:
 Eu quero morar com vocês.
            Eu: ® 1ª pessoa do singular – a que fala.

a)     Nós queremos muitos irmãos. _________________________________________________________
b)    Eu e tu vamos conversar com eles sobre o assunto. _________________________________________________________
c)     Vós quereis brincar conosco? _________________________________________________________
d)  Tu vais comigo ao cinema hoje?
E.M.E.B. PROFº JOSÉ GETULIO ESCOBAR BUENO
NOME________________________________________DATA_______
                ATIVIDADE DE GRAMÁTICA- PRONOMES
1. Substitua os termos destacados pelo pronome pessoal do caso reto adequado:
a) Ana e Cláudia vão passear. ___________________ vão ao cinema.
b) Papai chegou atrasado. ___________________ perdeu o trem.
c) As canetas estão no estojo. ___________________ são pretas.
d) Aquela mulher é delicada. ___________________ tem muitos amigos.

2. Una as frases, usando um dos pronomes: eles - elas - nós
        Paulo foi ao sítio. Eu fui ao sítio. Nós fomos ao sítio.

a)  A menina toma sorvete. O menino toma sorvete. ___________ tomam sorvete.
b)  Meus amigos estão atrasados. Eu estou atrasado. ___________ estamos atrasados.
c)  Eunice é minha amiga. Célia é minha amiga. ___________ são minhas amigas.
d)  Ricardo joga bola. Plínio joga bola. ___________ jogam bola.
e)  Eu vou à escola. Tu vais à escola. ___________ vamos  à escola.
f)   Fátima tem medo de barata. Eu tenho medo de barata. ___________ temos medo de barata.

3. Associe:
                ( a ) nós               ( b ) eles               ( c ) elas

 (    ) eu + ele  (    ) eu + ela     (    ) eu + tu          (    ) eu + eles ou elas                   (    ) ele + ele (    ) ele + ela    (    ) ela + ela

4. Complete as frases com pronomes:
                 Você – senhor – senhorita – senhora

a)     ________________ é meu melhor amigo.
b)    A ________________ quer que eu a ajude.
c)    O ________________ precisará esperar um pouco.
d)    A ________________ quer se casar comigo?
E.M.E.B. PROFº JOSÉ GETULIO ESCOBAR BUENO
NOME________________________________________DATA_______
                ATIVIDADE DE GRAMÁTICA- PRONOMES
1. Complete com o pronome de tratamento adequado:
a)  Vovô, o ________________ virá para a festa?
b)  Flávio, ________________ não quer doce? — perguntou a mãe ao menino.
c)  Sei que Ana é solteira, por isso a trato por ________________.
d)    ________________________ não vai repousar? — perguntaram à rainha.

2. Substitua os substantivos em destaque pelo pronome pessoal de tratamento adequado:
a) O rei não gosta de sair do castelo. _________________________________________________________
b) O Papa  vive no Vaticano em Roma.
 ________________________________________________________
c)  O presidente inaugurou a usina ontem.
 ________________________________________________________

3. Complete as frases usando uma das palavras: 
                        meu - nossa – teu – sua
a)     Nós temos uma linda casa. Ela é  ________________ casa.
b)    Ele tem uma bicicleta. É ________________ bicicleta.
c)     Eu tenho um bom amigo. É ________________ amigo.
d)    Tu tens um grande anel. É ________________ anel.

4. Complete com um pronome possessivo:
a)     Nós não sabemos onde está ________________ cachorro.
b)    Eu perdi a ________________ caneta nova.
c)     Ele está com a ________________ bicicleta?
d)    Por que tu não trouxeste as ________________ primas?

5. Troque as palavras destacadas por: dele, dela, delas ou delas:
a)     Não quero mais a opinião de Ana. ________________________________________________________

b)    Comprei o carro de André. 
 c)     Luís vai pintar a casa de Lúcia e Pedro. _________________________________________________________
d)    Nós vamos ao baile de Fernanda e Carla.
 ________________________________________________________

6. Troque o termo destacado pelo pronome possessivo, como no modelo:
                        É o carro dele. É seu carro.

a)     É o lápis dela. É _________________________
b)    É a vizinha dele. É  _________________________
c)    São as coisas dele. São _______________________

7. Circule os pronomes pessoais:

a)   Eu e Luís vamos visitar você.
b)   Ele só quer saber de brincar.
c)   A senhorita vai ao passeio que eles planejaram?

8. Complete com um pronome possessivo adequado:

a) Ganhei esses brinquedos de vovô, eles são _______________.
b)  Rui, pegue as balas. Agora elas são _______________.
c)   Ana, não mexa nas bolas dos meninos. Elas não são ______ bolas.

9. Complete as frases com um pronome pessoal de tratamento:

a) Papai, o _______________ não quer sentar-se?
b)    _______________ não é mais meu amigo.
c) Estamos falando com __________________, o rei da Espanha.
d) Estamos falando sobre ______________________, o Papa.

10. Passe as frases para o plural e circule os pronomes:

a) Meu irmão é meu melhor amigo. __________________________
b) Você não pode fazer caretas para ela. ______________________
c)  Por favor, senhor, sente-se. ______________________________

d) Eu não poderei chegar a sua casa a tempo.__________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além de sua visita, quero saber sua opinião!