quinta-feira, 18 de julho de 2013

Plano de aulas Geografia e História

PLANO DE AULA DE GEOGRAFIA
ASSUNTO: LOCALIZAÇÃO GEOGRAFICA DA ESCOLA
TURMA: 3º OU 4º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
JUSTIFICATIVA:
         Ensinar os alunos a localização geográfica da escola e a distancia que o aluno percorre da sua casa até a escola utilizando os nets na sala de aula como recurso assim como o uso da internet e os sites de busca Google e Google mapa para realização da atividade. Entendendo que ensinar geografia para maior compreensão é necessário utilizar recursos visuais para maior entendimento e por meio dos nets a aula se torna muito mais atraente e prazerosa, pois nossos alunos gostam de novidade e desafios.
RECURSOS UTILIZADOS:
         Nets, sendo 1 para cada aluno, acesso a internet, site de busca Google e Google mapa, caderno para anotação das pesquisas.
DIDÁTICA DA AULA:
1º PASSO- Entregar um net por aluno e acessar o site de busca Google
2º PASSO- Digitar o nome da escola para saber o enderço;
3º PASSO- Anotar o endereço no caderno
4º PASSO- acessar o Google mapa e digitar o endereço da escola
5º PASSO- Localizar a escola e explicar os quarteirões, as ruas, a localização da escola em várias escalas( ampliando e diminuindo o mapa), arrastar o homenzinho e visualizar a imagem em várias posições e deixar os alunos explorarem ao máximo esse recurso;
6º passo- utilizar o recurso do site e digitar o endereço de sua casa e o da escola para saber a distancia que percorre todos os dias; arrastar o homenzinho e ver a sua residência e o caminho que percorre todos os dias.

Dicas: os alunos ficam muito entusiasmados ao verem suas casas, e até pessoas conhecidas na rua, explicar que todas as ruas foram filmadas e por isso é possível ter essa visualização e tudo o que foi registrado aconteceu naquele dia de gravação, é muito legal dar sequencia na aula de matemática utilizando os dados percorridos de trajeto e realizar situações problemas!

PLANO DE AULA DE HISTÓRIA
ASSUNTO: EXPLORAÇÃO DO PAU BRASIL
TURMA: 3º OU 4º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
JUSTIFICATIVA:
         Ensinar os alunos a importância dessas arvores nativas e como aconteceu sua extinção em apenas 30 de anos, a forma coletada e a utilização de sua tinta para tingir tecidos utilizada na Europa pois até então  só era utilizado tecidos de algodão sem qualquer cor.
Recursos utilizados: data show na sala ou laboratório de informática ou ainda retroprojetor com:
         Imagens da época de trajes utilizados; os presentes que os índios ganhavam em troca de trabalho; foto da árvore e do líquido extraído;
DIDÁTICA DA AULA:
1º PASSO: Explicar a importância dessa árvore e a razão do nome Brasil ao nosso país;
2º passo: explicar a quantidade e a forma que os portugueses convenciam os índios a encher navios por troca de espelhos, botas, pentes, facas, etc;
3º passo; falar da utilização do líquido vermelho no tingi mento de tecidos e a moda da Europa como grande influencia na extração e comercialização;
4º passo: falar sobre a dificuldade de reprodução de florestas de pau Brasil e que em 30 anos de extração não se encontrava mais essa madeira;

5º passo: apresentar imagens do pau Brasil e a sua importância e que muitas universidades tentar refazer florestas e não conseguem, tentam até nos mesmos locais da época e os resultados ainda não são satisfatórios.

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