PLANO DE AULA DE GEOGRAFIA
ASSUNTO: LOCALIZAÇÃO GEOGRAFICA DA ESCOLA
TURMA: 3º OU 4º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
JUSTIFICATIVA:
Ensinar
os alunos a localização geográfica da escola e a distancia que o aluno percorre
da sua casa até a escola utilizando os nets na sala de aula como recurso assim
como o uso da internet e os sites de busca Google e Google mapa para realização
da atividade. Entendendo que ensinar geografia para maior compreensão é
necessário utilizar recursos visuais para maior entendimento e por meio dos
nets a aula se torna muito mais atraente e prazerosa, pois nossos alunos gostam
de novidade e desafios.
RECURSOS UTILIZADOS:
Nets,
sendo 1 para cada aluno, acesso a internet, site de busca Google e Google mapa,
caderno para anotação das pesquisas.
DIDÁTICA DA AULA:
1º PASSO- Entregar um net por
aluno e acessar o site de busca Google
2º PASSO- Digitar o nome da
escola para saber o enderço;
3º PASSO- Anotar o endereço no
caderno
4º PASSO- acessar o Google mapa e
digitar o endereço da escola
5º PASSO- Localizar a escola e
explicar os quarteirões, as ruas, a localização da escola em várias escalas(
ampliando e diminuindo o mapa), arrastar o homenzinho e visualizar a imagem em
várias posições e deixar os alunos explorarem ao máximo esse recurso;
6º passo- utilizar o recurso do
site e digitar o endereço de sua casa e o da escola para saber a distancia que
percorre todos os dias; arrastar o homenzinho e ver a sua residência e o
caminho que percorre todos os dias.
Dicas: os alunos ficam muito
entusiasmados ao verem suas casas, e até pessoas conhecidas na rua, explicar
que todas as ruas foram filmadas e por isso é possível ter essa visualização e
tudo o que foi registrado aconteceu naquele dia de gravação, é muito legal dar
sequencia na aula de matemática utilizando os dados percorridos de trajeto e
realizar situações problemas!
PLANO DE AULA DE HISTÓRIA
ASSUNTO: EXPLORAÇÃO DO PAU BRASIL
TURMA: 3º OU 4º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
JUSTIFICATIVA:
Ensinar
os alunos a importância dessas arvores nativas e como aconteceu sua extinção em
apenas 30 de anos, a forma coletada e a utilização de sua tinta para tingir
tecidos utilizada na Europa pois até então
só era utilizado tecidos de algodão sem qualquer cor.
Recursos utilizados: data show na
sala ou laboratório de informática ou ainda retroprojetor com:
Imagens
da época de trajes utilizados; os presentes que os índios ganhavam em troca de
trabalho; foto da árvore e do líquido extraído;
DIDÁTICA DA AULA:
1º PASSO: Explicar a importância
dessa árvore e a razão do nome Brasil ao nosso país;
2º passo: explicar a quantidade e
a forma que os portugueses convenciam os índios a encher navios por troca de
espelhos, botas, pentes, facas, etc;
3º passo; falar da utilização do
líquido vermelho no tingi mento de tecidos e a moda da Europa como grande
influencia na extração e comercialização;
4º passo: falar sobre a
dificuldade de reprodução de florestas de pau Brasil e que em 30 anos de
extração não se encontrava mais essa madeira;
5º passo: apresentar imagens do
pau Brasil e a sua importância e que muitas universidades tentar refazer
florestas e não conseguem, tentam até nos mesmos locais da época e os
resultados ainda não são satisfatórios.
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