quinta-feira, 18 de julho de 2013

Texto leitura e interpretação- A aposta


                            ATIVIDADE DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

TEXTO :  A APOSTA 

                   Amélia é uma velhinha muito ativa e trabalhadeira. Um dia ela entrou no ônibus carregando uma cesta. O cobrador ouviu um barulho e perguntou-lhe:
                 — A senhora está levando uma galinha na cesta?
                  Amélia pensou, pensou e respondeu:
                 — Hum... Galinha? Não... Não há galinha nenhuma na cesta.
                 O cobrador insistiu tanto que Amélia resolveu fazer uma aposta:
                 — Senhor cobrador, se for galinha, eu desço agora do ônibus... Se não for, eu viajo de graça.
                 — Muito bem! – disse o cobrador confiante. – Concordo!
                  Amélia, então, levantou a tampa da cesta e um galo de crista bem vermelhinha cantou satisfeito:
                 — Cocorocó!...
                 — Viu só? Eu não disse que não era galinha?!
                 O cobrador riu e deixou a velhinha viajar de graça.
                                                               Luciana M. M. Passos. Adaptação de conto popular.
1-Responda:

Qual o nome do personagem principal?
________________________________________________________
b)    Qual a profissão do outro personagem?
_________________________________________________________
c)    Quantos parágrafos têm esse texto?
___________________________________________________________
d)    Onde se passa a história?
___________________________________________________________
e)    Escreva a sua opinião sobre Amélia, sobre o cobrador e sobre a situação vivida por eles na história.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
f)     Você acha que é permitido carregar animais em veículo de transporte público? Por quê?
______________________________________________________________________
g)    Você já presenciou uma situação como a da história dentro de um ônibus? Se a resposta for positiva, descreva como aconteceu!
_________________________________________________________________________________
2. Substitua as palavras em destaque por sinônimos tirados do texto:
a) A velhinha é esperta.
______________________________________________________________________
b) O cobrador teimou.
______________________________________________________________________
c) — Muito bem! – disse o cobrador seguro.
______________________________________________________________________
3. Escreva o antônimo das palavras abaixo:
a) barulho ____________________________
b) desço _______________________________
c) satisfeito ____________________________
d) concordo __________________________

4. Escreva as palavras no plural:
a) nuvem __________________________________
b) gás ____________________________________
c) quintal _________________________________
d) anel ___________________________________

5. Reescreva as frases no singular:
a)    Os girassóis estão cheios de formigas.
__________________________________________________________
b)    Os anéis enfeitam as mãos.
___________________________________________________________
c)    Os pires das xícaras são azuis.
__________________________________________________________
d)    Os cães dormem nos canis dos quintais.
_________________________________________________________

6-.Escreva as palavras no diminutivo:
a) amigo ______________________________
b) menina __________________________
c) irmão __________________________
d) chinelo ______________________________


7. Escreva as palavras no aumentativo:
a) sofá _____________________
b) tatu  __________________
c) boca _____________________
d) barca ________________________

8. Se a palavra estiver no feminino, reescreva-a no masculino. Se a palavra estiver no masculino, reescreva-a no feminino:
a         irmão _________________________
          imperatriz  _____________________
          rei  __________________________
          cão  _______________________

9. Complete as frases com “cumprimento(s)”, “comprimento”, “sexta” ou “cesta”:

a) Chapeuzinho Vermelho levava uma _________ de frutas para a vovó.
b) Os noivos receberão os ___________ na Igreja.
c) Luiza é a ________ aluna da fila.
d) O que importa é o ___________ do nosso dever.
e) A parede tinha dois metros de ___________.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além de sua visita, quero saber sua opinião!

Postar um comentário