quinta-feira, 18 de julho de 2013

PROJETO VINICIUS DE MORAES

PROJETO VINICIUS PARA CRIANÇAS

Público alvo:  FASE II- B – 5 ANOS
PROFª ARMINDA
DURAÇÃO: ABRIL A OUTUBRO- 6 MESES

Justificativa:
Considerando que na Educação Infantil a leitura e a escrita são trabalhadas, ainda que de forma não convencional; e que é importante o educador propor atividades lúdicas que favoreçam a evolução da escrita das crianças; utilizando-se, sobretudo da linguagem do desenho e da pintura, permitindo que as crianças sejam autoras de suas próprias obras;

Considerando ainda que, a formação dos futuros leitores está vinculada à presença constante dos diversos gêneros textuais, mesmo no contexto escolar da Educação Infantil daremos foco no letramento e na pseudoleitura como forma de inserir nossos alunos no ambiente letrado, utilizando as letras das músicas para que forma prazerosa, possamos letrar e ampliar o repertório linguístico de nossos alunos.

Objetivo Geral:
Oportunizar as crianças da Educação Infantil, o acesso ao universo literário de Vinícius de Moraes, mobilizado pela poesia, música, arte e conhecimento biográfico sobre o autor.,levando-as a constituírem uma relação diferenciada com linguagem literária  e, consequentemente, tornarem-se futuros leitores e produtores de textos competentes.

Desenvolvimento das Atividades:

Identidade e Autonomia:

.Identificar progressivamente algumas singularidades próprias; das pessoas com as quais convive no seu cotidiano e do poeta e compositor Vinícius de Moraes;

. Respeitar as regras simples de convívio social. (Combinados da turma ).

. Comunicar e expressar seus desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades em brincadeiras e nas atividades cotidianas.

. Participar em brincadeiras, casinha, pular corda, imitar cantor (a), dançarino (a), etc., meninos e/ou meninas.

Linguagem oral e escrita:

• Ouvir poemas, e poesias lidas pelo professor;

. Pesquisar a vida e obras do autor;

• Ouvir, recontar, e escrever usando a professora como escriba, a biografia de Vinícius de Moraes;

. Realizar coletivamente listas dos ofícios do autor;

. Estabelecer relações entre leitura e escrita (pseudoleitura e letramento);

•localizar palavras nas letras das músicas ou poemas;

• Leitura coletiva das poesias e das músicas de Vinícius de Moraes

. Escrita coletiva de listas relacionadas às músicas e poesias ( animais, personagens, palavras iniciadas com a mesma letra, etc.)

• Conversar sobre as obras de Vinícius de Moraes;

• Descobrir a importância da poesia  e da música como forma de expressão e comunicação;

. Perceber a função social da leitura e da escrita através de diversos usos da língua;

• Ler e interpretar oralmente pequenos textos poéticos de Vinícius de Moraes;

• Diferenciar letra, desenho e números.

• Leitura  coletiva das músicas e poemas de Vinícius de Moraes

• Compreensão oral de textos poéticos e músicas;

• Montagem coletiva de pequenos textos, com frases fatiadas;

• Ilustração de poesias e músicas;

. Elaborar listas das canções, ou poesias conhecidas e trabalhadas em classe.

. Escutar obras musicais de Vinícius de Moraes feito para as crianças;

. Conhecer as diversas obras do compositor Vinícius de Moraes;

. Escuta de sons do ambiente: pássaros, cães, a sirene da ambulância, o barulho do carro e identificá-los;

. Escutar música sem texto, para que as crianças possam perceber sentir e ouvir, deixando-se guiar pela sensibilidade, pela imaginação e pela sensação que a música lhes sugere e comunica.

.Atividades de audição e apreciação musical, para o desenvolvimento da capacidade de atenção e concentração das crianças.

Linguagem Corporal:

.Incentivar as crianças a produzirem coreografias de acordo com as ideias que as letras das canções de Vinícius de Moraes sugerem. Ex: Lá vem o pato; A foca; A casa; O gato; O pinguim; O elefantinho, etc.

.Brincadeira de faz de conta utilizando fantasias variadas, maquiagem, roupas velhas de adultos, sapatos, bijuterias e acessórios, para diante do espelho construir e afirmar a imagem corporal e perceber que sua imagem muda sem que se modifique a sua pessoa.

.Perceber estruturas rítmicas para expressarem-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos.

Linguagem Matemática:

.Listar e fazer a contagem dos elementos contidos nas letras das canções de Vinícius de Morares.

.Utilizar a contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.

.Comunicar quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais.

. Utilizar noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas.

- realizar coletivamente a ficha técnica dos animais citado nas músicas.

Natureza e Sociedade:

.Perceber e representar o corpo como instrumento de autoexpressão e comunicação.
. Perceber a existência de regras sociais de convivência.

. Conhecer modo de ser, viver e trabalhar do poeta e compositor Vinícius de Moraes.

. Valorizar atitudes de manutenção e preservação do espaço escolar.

PRODUTO FINAL:

- Confeccionar animais (das poesias e músicas) com sucatas.


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Arminda. Tudo bem? Sou Melyssa e curso Letras, estava procurando informações sobre Vinícius na sala de aula e encontrei o seu blog e fiquei maravilhada pois é exatamente o tema que pretendo apresentar no meu TCC. Gostaria muito de poder compartilhar ideias com você, seria possível? Segue meu e-mail e mais uma vez estou encantada pelo conteúdo geral do seu blog. E-mai. melzeti@hotmail.com

    ResponderExcluir

Além de sua visita, quero saber sua opinião!