PROJETO VINICIUS PARA CRIANÇAS
Público
alvo: FASE II- B – 5 ANOS
PROFª ARMINDA
DURAÇÃO: ABRIL
A OUTUBRO- 6 MESES
Justificativa:
Considerando
que na Educação Infantil a leitura e a escrita são trabalhadas, ainda que de
forma não convencional; e que é importante o educador propor atividades lúdicas
que favoreçam a evolução da escrita das crianças; utilizando-se, sobretudo da
linguagem do desenho e da pintura, permitindo que as crianças sejam autoras de
suas próprias obras;
Considerando
ainda que, a formação dos futuros leitores está vinculada à presença constante
dos diversos gêneros textuais, mesmo no contexto escolar da Educação Infantil
daremos foco no letramento e na pseudoleitura como forma de inserir nossos
alunos no ambiente letrado, utilizando as letras das músicas para que forma
prazerosa, possamos letrar e ampliar o repertório linguístico de nossos alunos.
Objetivo Geral:
Oportunizar as
crianças da Educação Infantil, o acesso ao universo literário de Vinícius de
Moraes, mobilizado pela poesia, música, arte e conhecimento biográfico sobre o
autor.,levando-as a constituírem uma relação diferenciada com linguagem
literária e, consequentemente, tornarem-se futuros leitores e
produtores de textos competentes.
Desenvolvimento
das Atividades:
Identidade e
Autonomia:
.Identificar
progressivamente algumas singularidades próprias; das pessoas com as quais
convive no seu cotidiano e do poeta e compositor Vinícius de Moraes;
. Respeitar as regras simples de
convívio social. (Combinados da turma ).
. Comunicar e expressar seus
desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades em brincadeiras e
nas atividades cotidianas.
. Participar em brincadeiras,
casinha, pular corda, imitar cantor (a), dançarino (a), etc., meninos e/ou
meninas.
Linguagem oral
e escrita:
• Ouvir poemas,
e poesias lidas pelo professor;
. Pesquisar a
vida e obras do autor;
• Ouvir,
recontar, e escrever usando a professora como escriba, a biografia de Vinícius
de Moraes;
. Realizar coletivamente listas dos ofícios do autor;
. Estabelecer
relações entre leitura e escrita (pseudoleitura e letramento);
•localizar
palavras nas letras das músicas ou poemas;
• Leitura
coletiva das poesias e das músicas de Vinícius de Moraes
. Escrita
coletiva de listas relacionadas às músicas e poesias ( animais, personagens,
palavras iniciadas com a mesma letra, etc.)
• Conversar
sobre as obras de Vinícius de Moraes;
• Descobrir a
importância da poesia e da música como
forma de expressão e comunicação;
. Perceber
a função social da leitura e da escrita através de diversos usos da língua;
• Ler e
interpretar oralmente pequenos textos poéticos de Vinícius de Moraes;
• Diferenciar letra, desenho e números.
• Leitura coletiva das músicas e poemas de Vinícius de Moraes
• Compreensão oral de textos poéticos e músicas;
• Montagem coletiva de pequenos textos, com frases fatiadas;
• Ilustração de poesias e músicas;
. Elaborar listas das canções, ou poesias conhecidas e trabalhadas em
classe.
. Escutar obras musicais de Vinícius de Moraes feito para as crianças;
. Conhecer as diversas obras do compositor Vinícius de Moraes;
. Escuta de sons do ambiente: pássaros, cães, a sirene da ambulância, o
barulho do carro e identificá-los;
. Escutar música sem texto, para que as crianças possam perceber sentir e
ouvir, deixando-se guiar pela sensibilidade, pela imaginação e pela sensação
que a música lhes sugere e comunica.
.Atividades de audição e apreciação musical, para o desenvolvimento da
capacidade de atenção e concentração das crianças.
Linguagem
Corporal:
.Incentivar as crianças a produzirem coreografias de acordo com as ideias
que as letras das canções de Vinícius de Moraes sugerem. Ex: Lá vem o pato; A
foca; A casa; O gato; O pinguim; O elefantinho, etc.
.Brincadeira de faz de conta utilizando fantasias variadas, maquiagem,
roupas velhas de adultos, sapatos, bijuterias e acessórios, para diante do
espelho construir e afirmar a imagem corporal e perceber que sua imagem muda
sem que se modifique a sua pessoa.
.Perceber estruturas rítmicas para expressarem-se corporalmente por meio
da dança, brincadeiras e de outros movimentos.
Linguagem
Matemática:
.Listar e fazer a contagem dos elementos contidos nas letras das canções
de Vinícius de Morares.
.Utilizar a contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as
crianças reconheçam sua necessidade.
.Comunicar quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica
e/ou registros não convencionais.
. Utilizar noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver
problemas.
- realizar coletivamente a ficha técnica dos animais citado nas músicas.
Natureza e
Sociedade:
.Perceber e representar o corpo como instrumento de autoexpressão e
comunicação.
. Perceber a existência de regras sociais de convivência.
. Conhecer modo de ser, viver e trabalhar do poeta e compositor Vinícius
de Moraes.
. Valorizar atitudes de manutenção e preservação do espaço escolar.
PRODUTO FINAL:
- Confeccionar animais (das poesias e músicas) com sucatas.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirArminda. Tudo bem? Sou Melyssa e curso Letras, estava procurando informações sobre Vinícius na sala de aula e encontrei o seu blog e fiquei maravilhada pois é exatamente o tema que pretendo apresentar no meu TCC. Gostaria muito de poder compartilhar ideias com você, seria possível? Segue meu e-mail e mais uma vez estou encantada pelo conteúdo geral do seu blog. E-mai. melzeti@hotmail.com
ResponderExcluir