SIMULADO DE LÍNGUA PORTUGUESA
LEIA COM ATENÇÃO O BILHETE:
QUERIDO PAI,
NÃO DEU PARA EU
CUMPRIR A PROMESSA. A MÃE FOI MESMO EMBORA. MAS A MALA DELA FICOU. E EU ACHO
QUE ASSIM, SEM MALA, SEM ROUPA PRA TROCAR, SEM ESCOVA DE DENTE, NÃO VAI DAR PRA
MÃE FICAR MUITO TEMPO SEM VOLTAR. NÃO SEI. VAMOS VER. EU ARRASTEI A MALA E
ESCONDI ELA DEBAIXO DA SUA CAMA, VIU?
UM BEIJO DA
REBECA.
FONTE: NUNES, LYGIA BOJUNGA.
TCHAU. RIO DE JANEIRO: CASA LYGIA BOJUNGA, 2003. (EXCERTO)
RESPONDA
1-PARA REBECA, O FATO DE A MALA
A MÃE TER DEIXADO A MALA EM CASA, INDICA QUE ELA:
A ( ) PODE
VOLTAR.
B ( ) QUER VOLTAR.
C ( ) DECIDIU VOLTAR.
D.( )NÃO VOLTARÁ.
2- NA FRASE :
ESCONDI ELA. O
PRONOME ELA REFERE-SE:
A.( ) MENINA
B. ( )A MÃE
C. ( )A MALA
D.( )ROUPA
3- A PALAVRA “VIU?” INDICA QUE
REBECA FAZ UMA PERGUNTA PARA
A( ) O
PAI. B( ) A
MÃE. C( ) A MENINA.
D( ) A MALA.
4-O TRECHO DA CARTA QUE TRAZ A
OPINIÃO DE REBECA SOBRE O FATO DE SUA MÃE PODER VOLTAR PARA CASA É:
A) ASSIM SEM MALA NÃO VAI DAR
PRA MÃE FICAR MUITO TEMPO SEM VOLTAR.
B) NÃO DEU PRA EU CUMPRIR A
PROMESSA.
C) A MÃE FOI MESMO EMBORA.
D) EU ARRASTEI A MALA E ESCONDI
ELA DEBAIXO DA CAMA, VIU?
LEIA A POESIA:
TREM DE FERRO
CAFÉ COM PÃO
CAFÉ COM PÃO
CAFÉ COM PÃO
VIRGEM MARIA
QUE FOI ISSO MAQUINISTA?
AGORA SIM
CAFÉ COM PÃO
AGORA SIM
VOA, FUMAÇA
FONTE: BANDEIRA, MANUEL. TREM DE
FERRO.
RESPONDA:
1-O POEMA APRESENTA UM
RITMO MUITO FORTE E A REPETIÇÃO DE SONS QUE PRETENDEM REPRESENTAR UM TREM:
A. ( ) EM
MOVIMENTO.
B. ( ) PARADO.
C. ( ) CHEIO
DE PESSOAS.
D. ( ) QUEBRADO.
PAPAGAIO SALVA FAMÍLIA
PAPAGAIO
SALVA FAMÍLIA DE INCÊNDIO NO REINO UNIDO DA FRANCE PRESSE, EM
LONDRES FRANCIS HALL, 59, ESTÁ PENSANDO EM RECOMPENSAR SEU
PAPAGAIO-CINZA AFRICANO APÓS O ANIMAL TER SALVADO A VIDA DE SUA FAMÍLIA.
APAVORADA COM O FOGO QUE COMEÇOU DENTRO DA CASA LOCALIZADA EM HAMPSHIRE,
A MASCOTE GRITOU ATÉ ACORDAR OS MORADORES. BOB, DE TRÊS ANOS, DEVE
ATÉ GANHAR UMA COMPANHIA DEPOIS DO FEITO, OCORRIDO NA MANHÃ DO ÚLTIMO
DOMINGO (20).
AS
CHAMAS TOMARAM CONTA DA COZINHA E, AO CHEGAR PERTO DO LOCAL ONDE O
PAPAGAIO FICAVA ELE COMEÇOU A GRITAR, DESPERTANDO HALL E SEUS DOIS
FILHOS. CONSIDERADA A MAIS INTELIGENTE DAS AVES, PAPAGAIO-CINZA PODE
APRENDER 5.000 PALAVRAS "COM CERTEZA ELE TERÁ ALGUNS MIMOS -
BRINQUEDOS NOVOS, UM BALANÇO, UM SINO E UM ESPELHO", AFIRMOU O DONO
DO ANIMAL AO JORNAL "SOUTHERN DAILY ECHO". "E PARECE A HORA
CERTA PARA LHE DAR UMA COMPANHIA", COMPLETOU HALL.
A FAMÍLIA SOFREU INTOXICAÇÃO POR FUMAÇA, MAS
BOB NÃO SE FERIU. "EU ACHAVA BOB MUITO CHATO, COM ESSES GRITOS E
BARULHOS. MAS AGORA NÃO. ELE É UMA LENDA. SALVOU NOSSAS VIDAS", DISSE
SAM, 8, FILHO DE HALL.
FONTE: PAPAGAIO SALVA FAMÍLIA... FOLHA ONLINE,
SÃO PAULO, 22 JUL. 2008.
1-O PAPAGAIO- CINZA
É :
A. ( )BARULHENTO E INTELIGENTE.
B. ( )MEDROSO E JOVEM.
C. ( )BARULHENTO E VAIDOSO.
D. ( )VELHO E CHATO.
TEXTO: POLUIÇÃO- O HOMEM É O
GRANDE VILÃO
VEJA
SÓ QUE COISA TRISTE: O HOMEM É O ÚNICO SER VIVO QUE DESTRÓI O AMBIENTE EM QUE
VIVE. NENHUM OUTRO HABITANTE DO PLANETA POLUI O AR, CONTAMINA A ÁGUA,
DEVASTA FLORESTAS. AS CIDADES SÃO OS CENTROS DE TRABALHO E MORADIA
DA MAIORIA DAS PESSOAS DO MUNDO. ALGUMAS CHEGAM A TER MILHÕES DE
HABITANTES! PARA ABASTECER E ABRIGAR ESSE MUNDÃO DE GENTE, CONSUMIMOS
ENERGIA, EXPLORAMOS MUITOS RECURSOS NATURAIS E PRODUZIMOS UM MONTÃO DE
LIXO.
É
AÍ QUE MORA O PROBLEMA. A AÇÃO DO HOMEM É PERIGOSA, POIS É FEITA EM GRANDES
PROPORÇÕES. A FUMAÇA DAS INDÚSTRIAS, DAS QUEIMADAS E DOS CARROS DAS GRANDES
CIDADES ENCHEM O CÉU DE GASES TÓXICOS. OS ESGOTOS NÃO TRATADOS E
O LIXO PRODUZIDO POR INDÚSTRIAS E POR MILHÕES DE
PESSOAS CONTAMINAM A ÁGUA E O SOLO.
FONTE: DISPONÍVEL
EM:CANALKIDS.COM.BR/MEIOAMBIENTE/PLANETAEMPERIGO/POLUICAO.HTM
1- AS ILUSTRAÇÕES DO TEXTO DESTACAM:
A) OS EFEITOS DA POLUIÇÃO NO
PLANETA TERRA.
B) OS MILHÕES DE PESSOAS QUE
HABITAM O PLANETA TERRA.
C) A MORADIA DAS PESSOAS NO
MUNDO.
D) O TRATAMENTO DOS ESGOTOS NAS
CIDADES
LEIA A FÁBULA COM ATENÇÃO:
O LEÃO E O RATINHO
UM
LEÃO, CANSADO DE TANTO CAÇAR, DORMIA ESPICHADO DEBAIXO DA SOMBRA BOA DE UMA
ÁRVORE. VIERAM UNS RATINHOS PASSEAR EM CIMA DELE E ELE ACORDOU. TODOS
CONSEGUIRAM FUGIR, MENOS UM, QUE O LEÃO PRENDEU DEBAIXO DA PATA. TANTO O
RATINHO PEDIU E IMPLOROU QUE O LEÃO
DESISTIU DE ESMAGÁ-LO E DEIXOU QUE FOSSE
EMBORA. ALGUM TEMPO DEPOIS O LEÃO FICOU PRESO NA REDE DE UNS CAÇADORES. NÃO CONSEGUINDO
SE SOLTAR, FAZIA A FLORESTA INTEIRA TREMER COM SEUS URROS DE RAIVA. NISSO
APARECEU O RATINHO, E COM SEUS DENTES AFIADOS ROEU AS CORDAS E SOLTOU O LEÃO.
MORAL:
UMA BOA AÇÃO GANHA OUTRA.
FONTE: ESOPO. O LEÃO E O RATINHO.
1-O FINAL DA HISTÓRIA COMEÇA
QUANDO:
A) O RATINHO APARECEU E
CONSEGUIU SOLTAR O LEÃO.
B) O LEÃO URRAVA DE RAIVA,
FAZENDO A FLORESTA TREMER.
C) O LEÃO FICOU PRESO NUMA REDE
DE CAÇADORES.
D) O RATINHO PEDIU AO LEÃO QUE O
SOLTASSE.
2- ASSINALE A ALTERNATIVA QUE
APRESENTA EM ORDEM OS ACONTECIMENTOS DA FÁBULA.
A) UM LEÃO DESCANSA E OS
RATINHOS VÊM PERTURBÁ-LO. UM RATINHO NEGOCIOU SUA LIBERDADE E PROMETEU AJUDAR O
LEÃO QUANDO FOSSE NECESSÁRIO. UM DIA ISTO ACONTECE: O LEÃO ESTÁ PRESO
NUMA REDE E O RATINHO SALVA-O.
B) UM LEÃO, AO DESCANSAR, É
PERTURBADO POR UNS RATINHOS QUE PASSEIAM EM SEU CORPO. UM RATINHO, QUE FICOU
PRESO NAS PATAS DO LEÃO, RECEBEU DELE A MISERICÓRDIA. UM DIA É O LEÃO QUE ESTÁ
PRESO NUMA REDE DE CAÇADORES E O RATINHO SALVA-O, ROENDO AS CORDAS.
C) UM LEÃO DESCANSA DEPOIS DE
CAÇAR. UNS RATINHOS PERTURBAM-NO. O LEÃO FICA PRESO NUMA REDE DE CAÇADOR, MAS
UM DOS RATINHOS, QUE É SEU AMIGO, VEM AJUDÁ-LO, ROENDO AS CORDAS E LIBERTANDO-O.
D) UM LEÃO, AO FICAR PRESO, NUMA
REDE DE CAÇADORES, PEDIU AJUDA A UM DOS RATINHOS QUE JÁ TINHA SIDO SALVO PELO
FELINO, QUANDO ELES PASSEAVAM NAS COSTAS DO MESMO QUE DESCANSAVA APÓS UMA
CAÇADA.
TEXTO: PÁSSAROS
AS MÃOS QUE DIZEM ADEUS SÃO
PÁSSAROS
QUE VÃO MORRENDO LENTAMENTE...
FONTE: QUINTANA, MÁRIO.
PÁSSAROS. IN: ______. A COR INVISÍVEL. SÃO PAULO: GLOBO, 1994. P. 119.
1-O POETA COMPARA AS MÃOS
QUE DIZEM ADEUS COM:
A. ( )A MORTE DAS PESSOAS .
B. ( )A MORTE DOS PÁSSAROS.
C. ( )OUTRAS
MÃOS.
D. ( )A VIDA DOS PÁSSAROS.
TEXTO: PEQUENOS TORMENTOS DA
VIDA
DE
CADA LADO DA SALA DE AULA, PELAS JANELAS ALTAS, O AZUL CONVIDA OS MENINOS, AS
NUVENS DESENROLAM-SE, LENTAMENTE, COMO QUEM VAI INVENTANDO PREGUIÇOSAMENTE UMA
HISTÓRIA SEM FIM...
SEM
FIM É A AULA: E NADA ACONTECE, NADA... BOCEJOS E OSCAS. SE AO MENOS, PENSA LILI, SE AO MENOS UM
AVIÃO ENTRASSE POR UMA JANELA E SAÍSSE PELA OUTRA.
FONTE: QUINTANA, MÁRIO. PEQUENOS
TORMENTOS DA VIDA.
1- O TEXTO DÁ A IMPRESSÃO QUE
LILI ESTÁ:
A) IMAGINANDO COISAS DURANTE A
AULA.
B) PRESTANDO ATENÇÃO NA AULA.
C) ESPERANDO UM AVIÃO CHEGAR.
D) CONVERSANDO COM OS COLEGAS.
LEIA O TEXTO ABAIXO:
O BIBLIOTECÁRIO QUE MEDIU A
TERRA
HÁ
MAIS DE DOIS MIL ANOS, UM BEBÊ MUITO ESPERTO VEIO AO MUNDO. CHAMAVA-SE ERATÓSTENES.
SEUS
PAIS ERAM GREGOS E MORAVA EM CIRENE, UMA CIDADE GREGA SITUADA EM UM PONTO DA
COSTA DA ÁFRICA ONDE HOJE É O PAÍS QUE SE CONHECE COMO LÍBIA.
MESMO
QUANDO MUITO PEQUENO, ERATÓSTENES ESPANTAVA-SE COM TUDO O QUE VIA. ENGATINHAVA PELO
CHÃO DA COZINHA PARA SEGUIR AS TRILHAS DAS FORMIGAS. E, À NOITE, QUANDO OLHAVA
PELA JANELA DE SEU QUARTO, ADMIRAVA-SE COM A MANEIRA COMO AS ESTRELAS FICAVAM
PRESAS NO CÉU.
QUANDO
ELE APRENDEU A FALAR, COMEÇOU A FAZER CENTENAS, MILHARES DE PERGUNTAS: O SOL
FICA MUITO LONGE? DE QUE ELE É FEITO? DE ONDE VÊM OS VENTOS? O QUE FAZ AS
ESTRELAS MUDAREM DE LUGAR?
FONTE: LASKY, KATHRYN. O
BIBLIOTECÁRIO QUE MEDIU A TERRA. RIO DE JANEIRO: SALAMANDRA, 2001.
1-QUAL FRASE DO TEXTO INDICA QUE
AS INFORMAÇÕES QUE SERÃO APRESENTADAS OCORRERAM EM UM TEMPO PASSADO?
A) “HÁ MAIS DE DOIS MIL ANOS, UM
BEBÊ MUITO ESPERTO VEIO AO MUNDO.”
B) “CHAMAVA-SE ERATÓSTENES.”
C) “SEUS PAIS ERAM GREGOS E
MORAVAM EM CIRENE.”
D) “O QUE FAZ AS ESTRELAS
MUDAREM DE LUGAR?”
TEXTO: FLORESTA AMAZÔNICA
UM
IMENSO TAPETE VERDE FORMADO POR ÁRVORES. É ASSIM QUE SE VÊ A AMAZÔNIA DO CÉU.
MAS
SE FORMOS CHEGANDO MAIS PERTO, MAIS PERTO E MAIS PERTO (DEVAGARINHO PARA NÃO
ASSUSTAR NINGUÉM), TEREMOS SURPRESAS ENTRE AS ÁRVORES DA FLORESTA: ALI MORAM
ONÇAS, MACACOS, ARARAS, TUCANOS, TAMANDUÁS. ALI NASCEM PLANTAS E FLORES RARAS.
ALI EXISTEM RIOS ENORMES, CHEIOS DE PEIXES.
É
TANTA RIQUEZA NATURAL QUE O HOMEM AINDA NEM CONSEGUIU DESCOBRIR TUDO QUE EXISTE
NA AMAZÔNIA! SÃO MILHÕES DE ESPÉCIES QUE AINDA NÃO FORAM
CATALOGADAS, UM TESOURO ÚNICO NO MUNDO. ISSO SEM FALAR NA CULTURA DOS
PRIMEIROS HABITANTES DA FLORESTA, OS ÍNDIOS, COM QUEM NÃO CANSAMOS E APRENDER.
FONTE: FLORESTA
AMAZÔNICA. DISPONÍVEL EM: <HTTP://WWW.CANALKIDS.COM
1-NO TRECHO “ISSO SEM
FALAR NA CULTURA DOS PRIMEIROS HABITANTES DA FLORESTA, OS ÍNDIOS...”, O TERMO SUBLINHADO
REFERE-SE:
A) A TODA A RIQUEZA NATURAL DA
AMAZÔNIA.
B) À PARTE DA FLORESTA QUE PODE
SER VISTA.
C) ÀS DIFERENTES ESPÉCIES DE
AVES.
D) AOS RIOS ENORMES, CHEIOS DE
PEIXES.
TEXTO: SAÚDE LANÇA CAMPANHA PARA
INCENTIVAR ALEITAMENTO MATERNO- AGÊNCIA BRASIL
BRASÍLIA
- PARA MARCAR A 17ª SEMANA MUNDIAL DE AMAMENTAÇÃO,
QUE COMEÇA NESTA SEXTA-FEIRA, O MINISTÉRIO DA SAÚDE E A SOCIEDADE BRASILEIRA DE
PEDIATRIA LANÇAM, ÀS 10H, NA SEDE DA FIOCRUZ, UMA CAMPANHA DE INCENTIVO AO
ALEITAMENTO MATERNO.
ESTUDOS
REVELAM QUE AS CRIANÇAS AMAMENTADAS TÊM MENOS CHANCES DE TER DIARRÉIA, PNEUMONIA
- DOENÇAS RESPONSÁVEIS POR BOA PARTE DA MORTALIDADE INFANTIL, PRINCIPALMENTE EM
REGIÕES MAIS CARENTES - DIABETES, CÂNCER OU DE DESENVOLVER ALERGIAS.
FONTE: AGÊNCIA BRASIL. SAÚDE
LANÇA CAMPANHA... BRASÍLIA, DF, 2008.
1-NA NOTÍCIA, QUAL É O EVENTO
CITADO QUE INICIARÁ A 17ª SEMANA MUNDIAL DE AMAMENTAÇÃO?
A) A CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO
CÂNCER INFANTIL.
B) A CAMPANHA DE INCENTIVO AO
ALEITAMENTO MATERNO.
C) A CAMPANHA DE PROTEÇÃO CONTRA
VÁRIAS DOENÇAS.
D) A CAMPANHA DE ESCLARECIMENTO
SOBRE A MORTALIDADE INFANTIL.
LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO:
O RIO TIETÊ
O
RIO TIETÊ PERCORRE O ESTADO DE SÃO PAULO DE LESTE A OESTE. NASCE EM
SALESÓPOLIS, NA SERRA DO MAR, A 840 METROS DE ALTITUDE E NÃO CONSEGUE VENCER OS
PICOS ROCHOSOS RUMO AO LITORAL. POR ISSO,AO CONTRÁRIO DA MAIORIA DOS RIOS QUE
CORREM PARA O MAR, SEGUE PARA O INTERIOR, ATRAVESSA A REGIÃO METROPOLITANA DE
SÃO PAULO E PERCORRE 1.100 QUILÔMETROS, ATÉ O MUNICÍPIO DE ITAPURA, EM SUA FOZ
NO RIO PARANÁ, NA DIVISA COM O MATO GROSSO DO SUL.
FONTE: O RIO TIETÊ. REDE DAS
ÁGUAS, SÃO PAULO, 2002.
1-O RIO TIETÊ NASCE:
A) NO LITORAL DO ESTADO DE SÃO
PAULO.
B) NA REGIÃO METROPOLITANA DE
SÃO PAULO.
C) NA CIDADE DE SALESÓPOLIS, EM
SÃO PAULO.
D) NO ESTADO DO MATO GROSSO DO
SUL
FÁBULA: O GATO, O GALO E O
RATINHO
UM RATINHO VIVIA NUM BURACO COM SUA MÃE.
DEPOIS DE SAIR SOZINHO PELA PRIMEIRA VEZ, CONTOU A ELA:
- MÃE, VOCÊ NÃO IMAGINA OS BICHOS
ESTRANHOS QUE ENCONTREI! UM ERA BONITO E DELICADO, TINHA UM PELO MUITO MACIO E
UM RABO ELEGANTE, UM RABO QUE SE MOVIA FORMANDO ONDAS. O OUTRO ERA UM MONSTRO
HORRÍVEL. NO ALTO DA CABEÇA E DEBAIXO DO QUEIXO ELE TINHA PEDAÇOS DE CARNE
CRUA, QUE BALANÇAVAM QUANDO ELE ANDAVA. DE REPENTE OS LADOS DO CORPO DELE SE
SACUDIRAM E ELE DEU UM GRITO APAVORANTE. FIQUEI COM TANTO MEDO QUE FUGI
CORRENDO, BEM NA HORA QUE IA CONVERSAR UM POUCO COM O SIMPÁTICO.
- AH, MEU FILHO! – RESPONDEU A MÃE. –
ESSE SEU MONSTRO ERA UMA AVE INOFENSIVA; O OUTRO ERA UM GATO FEROZ, QUE NUM
SEGUNDO TERIA TE DEVORADO.
FONTE: ESOPO. O GATO, O GALO E O
RATINHO. IN:______. FÁBULAS DE ESOPO. SÃO PAULO: COMPANHIA DAS LETRINHAS, 1994.
1-A MORAL ADEQUADA A ESSA FÁBULA
É:
A) JAMAIS CONFIE NAS APARÊNCIAS.
B) QUEM TUDO QUER TUDO PERDE.
C) QUEM AMA O FEIO, BONITO LHE
PARECE.
D) UMA BOA AÇÃO GANHA OUTRA.
TEXTO INFORMATIVO:
CUIDADOS AO
BRINCAR DE PIPA: ENSINAR AOS FILHOS E NETOS
1. NÃO EMPINE PERTO DA REDE
ELÉTRICA, EM CIMA DE LAJES E TELHADOS E EM LUGARES MOVIMENTADOS;
2. NUNCA USE CEROL: MACHUCA OS
MOTOCICLISTAS E CORTA A CAMADA DE BORRACHA DOS FIOS DE
ELETRICIDADE;
3. NÃO USE FIOS METÁLICOS PARA
EMPINÁ-LAS NEM FAÇA RABIOLAS DE FITA CASSETE: SÃO CONDUTORES DE
ENERGIA E DÃO CHOQUES TERRÍVEIS;
4. NÃO TENTE PEGAR NENHUMA PIPA
QUE ESTEJA ENROSCADA EM UM FIO ELÉTRICO;
5. TAMBÉM NÃO TENTE RECUPERÁ-LAS
SE TIVEREM CAÍDO EM ESTAÇÕES TRANSFORMADORAS DE
DISTRIBUIÇÃO (ETDS) OU EM
SUBESTAÇÕES DA REDE ELÉTRICA.
FONTE: DICAS E REPORTAGENS.
FOLHA DE S. PAULO, SÃO PAULO, 19 JUL. 2008. FOLHINHA.
1-ALÉM DE MACHUCAR
MOTOCICLISTAS, O TEXTO AFIRMA QUE O USO DE CEROL PODE SER PREJUDICIAL QUANDO
ELE:
A) CONDUZ ENERGIA A QUEM EMPINA
PIPA.
B) DÁ CHOQUE EM QUEM EMPINA
PIPA.
C) AJUDA A CORTAR A PIPA DO
OUTRO.
D) CORTA A BORRACHA DOS FIOS
ELÉTRICOS.
LEIA O TEXTO:
ENCURTANDO O CAMINHO
TIA
MARIA, QUANDO CRIANÇA SE ATRASOU NA SAÍDA DA ESCOLA, E NA HORA EM QUE FOI
VOLTAR PARA CASA JÁ COMEÇAVA A ESCURECER. VIU OUTRA MENINA PASSANDO PELO
CEMITÉRIO E RESOLVEU CORTAR, FAZENDO O MESMO TRAJETO QUE ELA.
TRATOU
DE APRESSAR O PASSO, ATÉ ALCANÇÁ-LA E SE EXPLICOU:
-
ANDAR SOZINHA NO CEMITÉRIO ME DÁ UM FRIO NA BARRIGA. SERÁ VOCÊ SE IMPORTA SE
NÓS FORMOS JUNTAS?
-
CLARO QUE NÃO. EU ENTENDO VOCÊ – RESPONDEU A OUTRA. – QUANDO ESTAVA VIVA,
SENTIA EXATAMENTE A MESMA COISA.
FONTE: LAGO, ÂNGELA. SETE
HISTÓRIAS PARA SACUDIR O ESQUELETO. SÃO PAULO: COMPANHIA DAS LETRINHAS, 2002.
1-O TRECHO DO TEXTO EM QUE O
NARRADOR DIZ QUE A HISTÓRIA QUE IRÁ CONTAR ACONTECEU NO PASSADO É:
A) “TIA MARIA, QUANDO
CRIANÇA SE ATRASOU NA SAÍDA DA ESCOLA, E NA HORA EM QUE FOI VOLTAR PARA CASA JÁ
COMEÇAVA A ESCURECER.”
B) “- ANDAR SOZINHA NO
CEMITÉRIO ME DÁ UM FRIO NA BARRIGA.”
C) “-SERÁ VOCÊ SE IMPORTA
SE NÓS FORMOS JUNTAS?”
D) “- CLARO QUE NÃO. EU
ENTENDO VOCÊ – RESPONDEU A OUTRA.”
TEXTO: EM HARMONIA COM A
NATUREZA
TODAS
AS MANHÃS, LAILA SOARES, 17, ENTRA NA INTERNET PARA VER QUAL É A LIÇÃO DE CASA
DO DIA.
DE
DENTRO DE SUA CASA NO INTERIOR DE GOIÁS, FEITA DE BARRO, AREIA E PALHA, ELA SE
COMUNICA COM SEUS PROFESSORES NA AUSTRÁLIA E DISCUTE COM OUTROS ALUNOS OS
TÓPICOS DO FÓRUM DA SEMANA. ALÉM DAS AULAS CONVENCIONAIS, COMO BIOLOGIA E
MATEMÁTICA, ELA ESTUDA MITOLOGIA E A CONDIÇÃO DA MULHER
NA SOCIEDADE. À TARDE, SE DEDICA A TOCAR VIOLÃO, PINTAR OU
CUIDAR DAS PLANTAS. DUAS VEZES POR SEMANA, ELA VISITA ESCOLAS ONDE DÁ AULA
PARA ALUNOS E PROFESSORES COM O INTUITO DE PROMOVER A SUSTENTABILIDADE.
SUSTENTABILIDADE
SIGNIFICA GASTAR MENOS DO QUE A NATUREZA CONSEGUE REPOR. ESTE É O CONCEITO POR
TRÁS DAS ECOVILAS, COMUNIDADES NAS QUAIS AS AÇÕES SUSTENTÁVEIS VÃO MUITO ALÉM
DA RECICLAGEM DO LIXO. ELA MORA NO ECOCENTRO IPEC (INSTITUTO DE
PERMACULTURA E ECOVILAS DO CERRADO), UMA ECOVILA A TRÊS QUILÔMETROS DE
PIRENÓPOLIS CRIADA HÁ DEZ ANOS POR SEU PAI, BRASILEIRO, E SUA MÃE, AUSTRALIANA.
ATUALMENTE, HÁ
CERCA DE 20 PESSOAS MORANDO NO LOCAL. MAS NA ÉPOCA DOS CURSOS O NÚMERO DE
RESIDENTES PODE SUBIR PARA 150. “RECEBEMOS GENTE DO MUNDO INTEIRO. ESTOU SEMPRE
CONHECENDO CULTURAS NOVAS E FAZENDO NOVOS AMIGOS.”
MAS NÃO É SÓ NO
ECOCENTRO QUE LAILA EXPANDE SEUS HORIZONTES. FREQÜENTEMENTE ACOMPANHA OS PAIS
EM TRABALHOS AO REDOR DO MUNDO. “POR ISSO OPTAMOS PELA ESCOLA A DISTÂNCIA”,
EXPLICA. “ASSIM, POSSO VIAJAR E CONTINUAR ESTUDANDO.”
FONTE: VILLAC, LUANA. EM
HARMONIA COM A NATUREZA. FOLHA DE S. PAULO, SÃO PAULO, 30 JUN. 2008. FOLHATEEN,
P.6.
1- DE ACORDO COM AS INFORMAÇÕES
CONTIDAS NO TEXTO, É POSSÍVEL SE DIZER QUE:
A) LAILA ESTUDA EM UMA ESCOLA
PÚBLICA E MORA NA AUSTRÁLIA.
B) LAILA ESTUDA PELA TELEVISÃO E
MORA EM PIRENÓPOLIS.
C) LAILA ESTUDA PELA INTERNET E
MORA EM UMA ECOVILA.
D) LAILA NÃO ESTUDA E MORA NA
AUSTRÁLIA.
POESIA: PESCARIA
UM HOMEM
QUE SE PREOCUPAVA
DEMAIS
COM COISAS SEM IMPORTÂNCIA
ACABOU FICANDO COM
A CABEÇA CHEIA DE MINHOCAS.
UM AMIGO LHE DEU
ENTÃO UMA IDÉIA
DE USAR AS
MINHOCAS
NUMA PESCARIA
PARA SE DISTRAIR
DAS PREOCUPAÇÕES,
O HOMEM SE
DISTRAIU TANTO
PESCANDO
COMO UM BALÃO
E FOI SUBINDO PELO
AR
ATÉ SUMIR NAS
NUVENS.
ONDE SERÁ QUE FOI
PARAR?
NÃO SEI
NEM QUERO ME
PREOCUPAR COM ISSO.
VOU MAIS É PESCAR.
FONTE: PAES, JOSÉ PAULO.
PESCARIA. IN: ______. PALAVRA DE POETA. SÃO PAULO: ÁTICA, 2002.
1-NO VERSO “ACABOU FICANDO
COM A CABEÇA CHEIA DE MINHOCAS” , A EXPRESSÃO GRIFADA PODERIA SER SUBSTITUÍDA
POR:
A) MINHOCAS PENDURADAS NOS
CABELOS.
B) MUITAS DORES NA CABEÇA.
C) A CABEÇA CHEIA DE
PREOCUPAÇÕES.
D) MUITAS PREOCUPAÇÕES COM AS
MINHOCAS.
2-A CABEÇA DO HOMEM FICOU LEVE.
A PESCARIA CONTRIBUIU PARA ELE:
A) LIVRAR-SE DOS PROBLEMAS.
B) LIVRAR-SE DAS MINHOCAS.
C) APRENDER A PESCAR.
D) ESQUECER QUEM ELE ERA.
TEXTO: FICHA TÉCNICA DA JAGUATIRICA
ORDEM: CARNÍVORA
FAMÍLIA: FELIDAE
NOME POPULAR: JAGUATIRICA
NOME CIENTÍFICO: LEOPARDUS
PARDALIS
HABITAT: FLORESTAS
HÁBITOS ALIMENTARES: CARNÍVORO
PERÍODO DE VIDA: APROXIMADAMENTE
20 ANOS
A JAGUATIRICA É UM
FELINO DE MÉDIO PORTE, PODENDO PESAR ENTRE 11.3 A 15.8 KG. O SEU PÊLO É DENSO
E CURTO DE COR AMARELO CLARO A CASTANHO OCRÁCEO E É TODO PINTADO EXCETO NA
REGIÃO VENTRAL, EM QUE A COLORAÇÃO É ESBRANQUIÇADA. ESTAS MANCHAS NEGRAS
FORMAM ROSETAS E SEGUEM ATÉ A CAUDA. OS MACHOS SÃO MAIORES QUE AS FÊMEAS.
FONTE: SÃO PAULO (ESTADO). ANIMAIS: MAMÍFEROS:
JAGUATIRICA.
1- O TEXTO TEM POR FINALIDADE:
A) DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DO
ANIMAL.
B) DAR INFORMAÇÕES SOBRE A
JAGUATIRICA.
C) CONTAR HISTÓRIAS SOBRE A
JAGUATIRICA.
D) ORIENTAR COMO CUIDAR DA
JAGUATIRICA.
TEXTO: A BOLSA AMARELA
EU TENHO QUE ACHAR
UM LUGAR PRA ESCONDER AS MINHAS VONTADES. NÃO DIGO VONTADE MAGRA,PEQUENININHA,
QUE NEM TOMAR SORVETE A TODA HORA, DAR SUMIÇO DA AULA DE ATEMÁTICA, COMPRAR UM SAPATO NOVO QUE EU
NÃO AGÜENTO MAIS O MEU. VONTADE ASSIM TODO MUNDO PODE VER, NÃO TÔ
LIGANDO A MÍNIMA. MAS AS OUTRAS – AS TRÊS QUE DE REPENTE VÃO CRESCENDO E
ENGORDANDO TODA A VIDA – AH, ESSAS EU NÃO QUERO MAIS MOSTRAR. DE JEITO
NENHUM.
NEM SEI QUAL DAS
TRÊS ME ENROLA MAIS. ÀS VEZES ACHO QUE É A VONTADE DE CRESCER DE UMA VEZ E
DEIXAR DE SER CRIANÇA. OUTRA HORA ACHA QUE É A VONTADE DE TER NASCIDO GAROTO EM
VEZ DE MENINA. MAS HOJE TÔ ACHANDO QUE É A VONTADE DE ESCREVER.
FONTE: NUNES, LYGIA
BOJUNGA. A BOLSA AMARELA. RIO DE JANEIRO: AGIR, 1997.
01-QUEM NARRA O TRECHO É:
A) UM
GAROTO.
B) UMA
MENINA.
C) UMA PROFESSORA.
D) UMA JOVEM.
02- A
PERSONAGEM CITA TRÊS VONTADES QUE MAIS A PERTUBA:
A) DE TOMAR
SORVETE, SUMIR DA AULA DE MATEMÁTICA E DE ESCREVER.
B) DE
CRESCER,ENGORDAR E COMPRAR UM SAPATO NOVO.
C) DE CRESCER,
DE NASCER GAROTO E DE ESCREVER.
D) DE CRESCER,
DE NASCER MENINA E DE ESCREVER.
muito bom. Mas vc tem o gabarito destas questões?
ResponderExcluir