quinta-feira, 18 de julho de 2013

Projeto: Brasileiro Cidadão- EJA


PROJETO “BRASILEIRO CIDADÃO”
JUSTIFICATIVA:
Esse projeto surgiu de sondagens, caracterização da sala e rodas de conversas entre alunos e professores da EJA sobre suas necessidades à continuidade dos estudos, que acreditam contribuir na apropriação de seus valores e potenciais como alunos, exercendo sua cidadania, redescobrindo e valorizando suas origens e principalmente o bairro onde mora.
Terá duração de 01 de Março a 30 de Junho, irá contemplar todos os eixos-temáticos da EJA: Linguagem Escrita e Oral, Linguagem Matemática, Linguagem Corporal, Linguagem da Tecnologia da Informação, Meio Ambiente, Cultura e Trabalho, Memória e Territorialidade e será enriquecido com a oficina de Pintura em tela.
OBJETIVOS:
- Identificar e conhecer o histórico dos alunos da EJA que migraram de outros estados;
- Levantar informações sobre seus motivos e  interesses em dar sequência aos estudos;
- Valorizar e incentivar a autoestima do aluno por meio do resgate cultural e do desenvolvimento da cidadania;
- Ampliar o conhecimento de mundo;
- Ler, compreender e produzir oralmente relatos e biografias;
- Valorizar o bairro onde mora;
- Atrelar o Projeto a todos os eixos temáticos: Linguagem Escrita e Oral, Linguagem Matemática, Linguagem Corporal, Linguagem da Tecnologia da Informação, Meio Ambiente, Cultura e Trabalho, Memória e Territorialidade.
- Fotografar o bairro e arredores da escola;
- Valorizar a oralidade, a leitura e a escrita.
- Enriquecer o projeto com a oficina Pintura em Tela ministrada pela educadora popular.
- Conhecer e explorar várias possibilidades expressivas experimentando meios e suportes diversos e construindo um percurso de criação próprio.
- Pesquisa em fontes diversas de divulgação de artes visuais jornais, livros, revistas, vídeo, reproduções, internet, CD-ROM, roteiro de programação cultural.

CONTEÚDOS

- Relato de experiências vividas por meio de rodas de conversas;
- Entrevista com os alunos, inclusive sobre as fases de sua vida;
- textos informativos, leitura com focalização, linha do tempo, mapa da divisão política do Brasil;
- Construção de gráficos, pesquisas na internet sobre população e mudanças ocorridas no bairro e na cidade de São Bernardo do Campo;
- Relatos orais de costumes da região de nascimento;
- Relatos orais sobre o bairro que vive;
- Leitura de biografia do fotógrafo Sebastião Salgado;
- Apreciação de fotos de Sebastião Salgado;
- Visita on-line no site do Museu da Imagem
- Fotografar o bairro e arredores da escola;
- Pesquisar o bairro e mudanças ocorridas com o passar do tempo;
- Pesquisa sobre a Arte Naif;
- Produção artística Naif (releitura de obras e posteriormente produção Naif de fotos do bairro escolhida pelos alunos);
- Conhecimento e valorização de diferentes produções artísticas e de seus autores, em seus aspectos estéticos e históricos.

ETAPAS PREVISTAS:
- Rodas de conversas sobre memórias;
- Pesquisa de campo sobre o bairro.
- Entrevista com os alunos sobre as fases de sua vida;
- Produção escrita de memórias individual e ou coletivo.
- Revisão de texto em duplas e coletivamente;
- Interpretação oral e escrita de textos trabalhados em sala de aula;
- Leitura e empréstimos de livros na biblioteca;
- Pesquisa sobre a vida e as obras do fotógrafo Sebastião Salgado e visita on line no Museu da Imagem;
- Passeio no bairro e arredores da escola para apreciação e sessão de fotos;
- Socialização das fotos no Laboratório de informática para escolha;
- criação de linha do tempo e construção de gráficos de barras e tabelas;
- leituras diversas pela professora em voz alta abordando relatos de memória e biografias;
- Leituras realizadas pelos alunos;
- Assistir ao filme: Marvada Carne
- Relacionar o filme as paisagens e aos modos de vida dos personagens e dos alunos;
- Pesquisar sobre a arte Naif no laboratório de informática;
- Produção artística em tela (releitura de arte Naif);
- Socialização das produções;
- Produção artística em arte Naif a partir das fotos escolhidas dos alunos de locais do bairro, escolhida pelos alunos;
- Socialização das produções feitas pelos alunos.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será através dos registros e observações feitos pelas professoras em cada etapa do projeto, será continua e processual englobando:
- participação nas atividades;
- interesse em relação aos conteúdos trabalhados;
- assiduidade e pontualidade quanto ao início, duração e/ ou término das atividades educativas;
- atividades individuais, coletivos, orais e escritos;
- exposição oral dos trabalhos individuais ou em grupos, etc.

PRODUTO FINAL:

Turmas de alfabetização e pós- alfabetização
 Produção de telas pintadas a partir de imagens de fotos do bairro. 

Planejamento das aulas do projeto ministradas as quintas-feiras:
Mês de Março:
07- Entrevista e relatos pessoais em roda de conversa com os alunos;
14- Entrevistas individuais;
21- Pesquisa no lab. Sobre a arte Naif;
28- Roda de conversa e socialização da arte Naif, os modelos e semelhanças relacionadas à terra de origem;
Mês de Abril:
04- Tabulação da pesquisa (feita pela professora) e produção coletiva de gráfico, tabela e da região de origem dos alunos e linha do tempo do ano de nascimento e vinda para São Paulo;
11- Levantamentos das necessidades do bairro (produção escrita individual ou coletiva);
18- Pesquisa no lab. sobre a biografia de Sebastião Salgado;
25- Discussão, esclarecimentos e apreciações sobre a biografia de Sebastião Salgado e suas obras e visita on line ao Museu da imagem;
Mês de Maio:
02- Fotografar o bairro e arredores e solicitação de fotos antigas do bairro (para próxima aula);
09- Socialização das fotos tiradas e das fotos trazidas pelos alunos;
16- Escolha da foto de preferência para reprodução em tela e relato (oral ou escrito) do por que da escolha;
23- Assistir o filme: Marvada Carne;
Mês de Junho:
06- Relacionar o filme as paisagens e os modos de vida dos alunos;
13- Apresentação do município por fotos, livros, Google mapas, CD-ROM São Bernardo-200 anos;
20- Roda de Conversa – Mudanças ocorridas com o passar do tempo, benfeitorias e modernidades (produção escrita- individual ou coletiva);
27- Socialização das produções artísticas e avaliação do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além de sua visita, quero saber sua opinião!