Sugestões para preenchimento do relatório
Observações
É importante considerar, na construção do relatório os seguintes critérios:
• A avaliação deve ser sempre enfatizar os avanços e não apenas os fracassos. Registrar o que o aluno conseguiu e em que progrediu;
• Valorizar e registrar o desenvolvimento sócio- afetivo como: participação, solidariedade, posicionamento, sentimentos;
• É preciso registrar a participação do aluno nos projetos desenvolvidos no bimestre;
• Deve-se proceder relação com o registro anterior;
• Diversificar a redação de um aluno para o outro, buscando se fiel em suas colocações.
Sugestões para iniciar relatórios
• Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno...
• Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste bimestre...
• A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em...
• Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno...
É importante considerar, na construção do relatório os seguintes critérios:
• A avaliação deve ser sempre enfatizar os avanços e não apenas os fracassos. Registrar o que o aluno conseguiu e em que progrediu;
• Valorizar e registrar o desenvolvimento sócio- afetivo como: participação, solidariedade, posicionamento, sentimentos;
• É preciso registrar a participação do aluno nos projetos desenvolvidos no bimestre;
• Deve-se proceder relação com o registro anterior;
• Diversificar a redação de um aluno para o outro, buscando se fiel em suas colocações.
Sugestões para iniciar relatórios
• Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno...
• Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste bimestre...
• A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em...
• Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno...
Desenvolvimento cognitivo
Lê com fluência vários tipos de textos interpretando-os;
• Produz textos escritos com clareza, coerência e coesão;
• Identifica e escreve seu nome completo;
• Observa, descreve, analisa e sintetiza gravuras, reportagens e textos;
• Apresenta dificuldades ortográficas
• Identifica e escreve seu nome completo
• Ainda não faz relação entre o que fala e escreve
• Produz textos escritos com clareza, coerência e coesão;
• Identifica e escreve seu nome completo;
• Observa, descreve, analisa e sintetiza gravuras, reportagens e textos;
• Apresenta dificuldades ortográficas
• Identifica e escreve seu nome completo
• Ainda não faz relação entre o que fala e escreve
ÁREA SÓCIO-AFETIVA
Comentar sobre o período de adaptação: Com quem ficou no primeiro dia?
Como ficou? Como evoluiu? Mostra dependências? Usa apoio de objetos? Toma
mamadeira, chupa bico?
Relacionamento: com a professora, colegas e funcionários. Participa de atividades propostas pelo professor?
Funcionamento no grupo: É aceita? Rejeitada? Isola-se? Lidera? É agressiva? Demonstra preferência por colegas? Coopera com o grupo? É capaz de ouvir os outros? Tem cacoetes?
Tolerância às frustrações: perder e ganhar, acertar e errar.
Controle esfincteriano resolvido?
Brinquedo: com o que prefere brincar na sala e no pato? Como brinca (sozinho, com o grupo em pequenos grupos, com companheiro)?
Autonomia: Está organizado na rotina? Aceita regras, cumpre combinações? Espera a decisão dos outros para tomar a sua? Tem condições de escolher e recusar-se ao que não quer? Envolve-se em conflitos? Como os resolve? Encontra suas próprias respostas? Explica seus pensamentos?
Relacionamento: com a professora, colegas e funcionários. Participa de atividades propostas pelo professor?
Funcionamento no grupo: É aceita? Rejeitada? Isola-se? Lidera? É agressiva? Demonstra preferência por colegas? Coopera com o grupo? É capaz de ouvir os outros? Tem cacoetes?
Tolerância às frustrações: perder e ganhar, acertar e errar.
Controle esfincteriano resolvido?
Brinquedo: com o que prefere brincar na sala e no pato? Como brinca (sozinho, com o grupo em pequenos grupos, com companheiro)?
Autonomia: Está organizado na rotina? Aceita regras, cumpre combinações? Espera a decisão dos outros para tomar a sua? Tem condições de escolher e recusar-se ao que não quer? Envolve-se em conflitos? Como os resolve? Encontra suas próprias respostas? Explica seus pensamentos?
SUGESTÕES DE PALAVRAS E EXPRESSÕES
PARA USO EM RELATÓRIOS
SUGESTÕES DE PALAVRAS E EXPRESSÕES PARA USO EM
RELATÓRIOS
|
|
Você pensa
|
Você escreve
|
O aluno não sabe
|
O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase
de aprendizado.
|
Não tem limites
|
Apresenta dificuldades de auto-regulação, pois…
|
É nervoso
|
Ainda não desenvolveu habilidades para convívio
no ambiente escolar, pois…
|
Tem o costume de roubar
|
Apresenta dificuldade de autocontrole, pois…
|
É agressivo
|
Demonstra agressividade em situações de conflito;
usa meios físicos para alcançar o que deseja
|
É bagunceiro, relaxado, porco
|
Ainda não desenvolveu hábitos próprios de higiene
e de cuidado com seus pertences.
|
Não sabe nada
|
Aprendeu algumas noções, mas necessita
desenvolver…
|
É largado da família
|
Aparenta ser desassistido pela família, pois…
|
É desobediente
|
Costuma não aceitar e compreender as solicitações
dos adultos; Tem dificuldades em cumprir regras.
|
É apático, distraído
|
Ainda não demonstra interesse em participar das
atividades propostas; Muitas vezes parece se desligar da realidade, envolvido
em seus pensamentos.
|
É mentiroso
|
Costuma utilizar inverdades para justificar seus
atos ou relatar as atitudes dos colegas
|
É fofoqueiro
|
Costuma se preocupar com os hábitos e atitudes
dos colegas.
|
É chiclete
|
É muito afetuoso; demonstra constantemente seu
carinho…
|
É sonso e dissimulado
|
Em situações de conflito coloca-se como
expectador, mesmo quando está clara a sua participação.
|
É preguiçoso
|
Não realiza as tarefas, aparentando desânimo e
cansaço. Porém logo parte para as brincadeiras e outras atividades.
|
É mimado
|
Aparenta desejar atenções diferenciadas para si,
solicitando que sejam feitas todas as suas vontades.
|
É deprimido, isolado, anti-social
|
Evita o contato e o diálogo com colegas e
professores preferindo permanecer sozinho; Ainda não desenvolveu hábitos e
atitudes próprias do convívio social.
|
É tagarela
|
Costuma falar mais que o necessário, não
respeitando os momentos em que o grupo necessita de silêncio.
|
Tem a boca suja
|
Utiliza-se de palavras pouco cordiais para
repelir ou afrontar.
|
Possui distúrbio de comportamento
|
Apresenta comportamento fora do comum para sua
idade e para o convívio em grupo, tais como…
|
É egoísta
|
Ainda não sabe dividir o espaço e os materiais de
forma coletiva.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Além de sua visita, quero saber sua opinião!