quinta-feira, 18 de julho de 2013

Atividade de movimento para crianças com deficiência auditiva e visual




Atividade de movimento para crianças com deficiência auditiva.

Dança das cadeiras cooperativa

Para iniciar a brincadeira é necessário ter os números certo de cadeiras, 1 por criança e um rádio com música, as crianças giram ao redor das cadeiras, o aluno com deficiência auditiva, perceberá também o parar da música, pois todas as crianças deverão sentar-se e nenhuma criança sairá da brincadeira, o que retiramos são as cadeiras, para tanto é necessário as crianças sentarem no colo uma das outras,até sobrar somente uma cadeira e todos deverão se ajustar e sentar uns nos colos dos outros, é muito legal, eles adoram, pois todos são vencedores! Só é preciso explicar muito bem a brincadeira antes de começar!

Brincadeira do gato e do rato
Faz-se grandes círculos no chão e seleciona-se 3 alunos que serão os gatos e para se destacarem usarão uma túnica vermelha, os alunos(ratos) ficarão correndo pela quadra e os mesmos deverão ficar atentos para a soltura dos gatos que deverão capturar os ratos, os ratos correrão para os círculos para se protegerem todos se divertem bastante e nem é necessário fazer adaptações, todos correm bastante, se divertem e exploram o espaço da quadra com alegria.






Atividades com movimento para crianças com deficiência visual


Escravos de Jô com bambolês no chão
O grupo cantando a música executa a coreografia descrita abaixo (primeiro movimento descrito em cada verso execução sem deslocamento, segundo movimento descrito execução em movimento), simultaneamente.
"Escravos de Jó jogavam caxangá”: 

1º movimento: dentro do circulo, em pé, bater os pés no chão acompanhando a música.
2º movimento: 4 passos simples,sentido anti-horário, os alunos de mãos dadas vão pulando os círculos (bambolês ou barbantes) que estão ao seu lado, ( professor deve orientar o lado.
"Tira":
1º movimento: passo a frente, saindo circulo, (bambolês ou barbantes).
2º movimento: pula-se para o lado de fora do círculo, pulando para frente.
“Põe": 
1º movimento: passo para trás, voltando ao circulo, (bambolês ou barbantes).
2º movimento: pula-se para o lado de fora do círculo, pulando para frente.
"Deixa Ficar": permanece no círculo, agitando os braços erguidos acima da cabeça. 
"Guerreiros com guerreiros": 
1º e 2º movimento: 2 passos laterais dentro do circulo ( passo pé direito/fecha com esquerdo; passo pé esquerdo, fecha com direito)
"fazem Zigue, Zigue, Zá" : 
1º e 2º movimento: três pulinhos dentro do círculo (frente/trás/frente).

Sugestão: Quando o grupo já estiver sincronizado ao ritmo, o professor pode propor que os alunos joguem aos pares. Neste caso, o número de círculos no chão deve ser igual à metade do número de participantes. Os alunos ocupam um círculo e ficam um ao lado do outro com uma das mãos dadas. Além disso, quando o grupo cantar "Tira..." o par pula para fora do círculo, um para cada lado (frente e atrás) sem soltar as mãos. 
Pode-se posteriormente ser jogado aos trios e quartetos e quando o grupo já estiver bem adaptado ao jogo poderá ir aumentando a velocidade.

Dica:
Este jogo-dança é uma gostosa brincadeira que exige certa concentração do grupo para perceber qual é o ritmo a ser adotado. É prudente começar em ritmo lento e se o grupo for respondendo bem ao desafio, sugerir ritmo mais acelerado. Como é uma brincadeira que usa musica e ritmo poderá ser feito com criança cega, quando for feita atividade em dupla, a criança vidente a auxiliará na brincadeira.
O propósito é de fazer um jogo-dança, proporcionando um espaço de ritmo grupal.

Peteca
Para que as crianças aprendam a fazer seu próprio brinquedo vamos ensiná-la a fazer uma peteca. A criança cega sempre deverá ser auxiliada pelo professor e fazer a atividade junto com um colega de sua turma, para que receba as explicações mais detalhadas das fases da confecção do brinquedo. 
Importante  mostrar à criança vidente que sua função na situação é detalhar à criança cega a tarefa a ser executada e não fazer por ela!
Na peteca do aluno cego é importante colocar um guizo para que ele a perceba pelo som.
Após a confecção direcionar os alunos para a quadra para que eles possam explorar o brinquedo e se divertirem interagindo uns com os outros.
Dicas: - Para a confecção do material a ser usado, em nosso caso a peteca, separe todo o material e procure usar aqueles que contêm diferenças ao ser tocado, e faça por etapas para que o seu aluno cego consiga acompanhar todo o procedimento da confecção, explique a ele, por exemplo, se for usar uma pena, que a pena tem um cabo ao meio, e que a pluma é suave e flexível. Faça sempre seu aluno conhecer o material manuseando-o, apalpando-o.
Para que a criança cega possa brincar sem constrangimento com sua peteca, amarre um barbante de aproximadamente 1.50cm, no pé da peteca e a outra extremidade no pulso de seu aluno, este procedimento proporcionará que ele atire a peteca e puxe até ele novamente, caso não tenha o guizo ou não queira utilizá-lo!


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/5755/imagens/peteca.gif

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